Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:50

Veja lista de quem será homenageado com a Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí

 Autor do livro "1822", que incluiu a história da Batalha do Jenipapo, o escritor Laurentino Gomes recebeu a comenda em 2011

O Governo do Estado do Piauí, em parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Maior, realiza, nesta terça-feira (13), atividades alusivas ao 195º aniversário da Batalha do Jenipapo. A programação inicia às 12h, com Missa em Ação de Graças, na Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior. Às 14h, será realizado Culto em Ação de Graças na Igreja Batista de Campo Maior, rua Siqueira Campos, centro.

Às 15h30 haverá solenidade Cívico Militar com desfile. Em seguida, será a apresentação da peça teatral "A Batalha do Jenipapo".

A programação será encerrada com a outorga da Ordem Estadual Mérito Renascença do Piauí, feita pelo Governo do Estado, e a outorga da Medalha “Heróis do Jenipapo”, uma iniciativa da prefeitura do município.

Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí

Cavaleiro
1.    Antônio dos Santos Costa: Primeiro Sargento da Polícia Militar do Piauí. É natural de Oeiras.
2.    João Alberto Alves Rodrigues: Empresário do ramo de farmácia e papelaria. É Vice-Presidente da Associação Comercial de Campo Maior. Sócio do Lions Clube. Membro da Diretoria do Lar da Criança Dom Abel. É o Coordenador Geral da Irmandade de Santo Antônio.
3.    Manuel de Sousa Neto: Natural de Beneditinos. É liderança política. Presidiu o Sindicato dos Trabalhadores Rurais daquele município, sendo o seu atual vice-presidente.
4.    Maria José da Costa: Maria Kazé, como é conhecida, nasceu em Jaicós, filha de família camponesa. Começou a trabalhar na roça aos nove anos. Formou-se em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal da Paraíba, com Mestrado em Geografia. É Militante e integrante do MPA – Movimento dos Pequenos Agricultores.
5.    Miguel Raimundo Batista: Capitão da Polícia Militar. Foi Sub Comandante das Companhias de Campo Maior e de São Miguel do Tapuio. Foi Comandante da Força Tática de Picos e hoje comanda a 3ª. Companhia de Polícia Militar em Barras.

Oficial 
1.    Airton Rost de Borba: Natural do Rio Grande do Sul.  Investiu em fazenda no Piauí, na cidade de Guadalupe, onde desenvolve projeto de piscicultura. Também é criador de gado de inseminação. A Fazenda Borba já é uma referência em todo o Nordeste, gerando centenas de empregos.
2.    Alberina Fernandes Rocha: Empresária da indústria têxtil, é proprietária da Gugê Jeans. Hoje é coaching e faz parte de um grupo de mulheres empreendedoras com foco na sororidade – união entre as mulheres.
3.    Antonio Francisco da Paz Macedo: Policia Militar. Exerce a função de Comandante da Unidade Policial Militar de Coivaras. Foi Delegado de Polícia de Sigefredo Pacheco, Cocal de Telha, Boqueirão e Coivaras.
4.    Antonio Lindenberg Sousa e Silva: Oficial da Polícia Militar do Piauí. Coordenador de Segurança do Gabinete Militar. É formado em Segurança Pública, em Administração Púbica e e Direito, com Especializações em Segurança Pública, Gestão Pública e Gestãp de Pessoas.
5.    Avelar Vaz da Costa Soares: Pastor Evangélico da Igreja Batista Manancial. Formado em Filosofia e em Teologia. É Auditor Fiscal de Tributos da Prefeitura Municipal de Timon. 
6.    Carlos Alberto Dias: Professor e Pesquisador altoense. Formado em Teologia, em Letras/Português e em História, com Pós-graduação em História do Brasil com ênfase na História do Piauí. Possui vários livros publicados. É membro da Academia de Letras do Vale do Longá.
7.    Francisco de Sena: Terceiro Sargento da Polícia Militar do Estado do Piauí, lotado no Gabinete Militar da Governadoria. É suplente de Vereador no Município de Capitão de Campos.
8.    Clemilton Alves de Sousa: Foi ordenado Pastor há nove anos. É o atual Presidente da Convenção Filiada no Estado do Piauí da Assembleia de Deus Ministério de Anápolis, realizando obras de assistência social e educacional.
9.    Franklin Wander Pires Farias Alves: Ator, cineasta, jornalista, professor e diretor de teatro, com premiações regionais e nacionais. Dirige a peça “A Batalha do Jenipapo”, apresentada na tarde hoje, fazendo também parte do elenco.
10.    Gustavo Lima Silva Maia: Tenente Coronel da Polícia Militar do Estado de Alagoas. É formado em Direito, com Pós-Graduação em Ciências Jurídicas. É Chefe Especial de Gestão Penitenciária da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social daquele Estado.
11.    João Batista Costa Pereira: Evangélico há 30 anos, hoje exerce a função de Presidente da Federação Piauiense de Pastores e Líderes de Igrejas Evangélicas. Também exerce a função de Embaixador na Comunidade Terapêutica Casa do Oleiro. É um dos organizadores da “Marcha para Jesus” em Teresina.
12.    João Silva de Oliveira Neto: É natural de Parnaíba. Jornalista e Advogado. É o Editor e Apresentador do “Bom Dia Piauí”, da TV Clube, afiliada da Rede Globo em Teresina. Possui Pós-graduação nas áreas de Direito e Processo do Trabalho e de Direito Eleitoral e Mestrado em Ciências Jurídicas. É o Vice-Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Piauí. 
13.    José Araújo Dantas: Zé Dantas é figuras das mais conhecidas no meio artístico e cultural do Piauí, com 41 anos de experiência profissional, na área de sonorização, sendo especialista em sonoplastia de peças, shows, rádio e televisão.
14.    José Genilson Sobrinho: Natural de Fronteira, onde é liderança política. Engenheiro Agrônomo e Bacharel em Administração. É empresário do ramo de construção. Foi diretor do Hospital Regional Norberto Ângelo Pereira e tem relevantes serviços prestados na área da educação.
15.    José Roberto de Moraes: CEO da Atlantic Energias Renováveis, com investimentos no Piauí na instalação de complexo eólico na cidade de Lagoa do Barro do Piauí. É formado em Engenharia Elétrica e Pós-graduado em Administração. Possui MBA em Finanças Corporativas.
16.    Lindomar Pereira da Cruz: Pastor Presidente do Campo de Uruçuí, há 24 anos. Vice-Presidente da Convenção Nacional de Madureira. É natural de Pirenópolis – Goiás. 
17.    Luccy Keiko Leal Paraíba: Delegado de Polícia Civil. É o Gerente de Polícia Metropolitana. Já exerceu vários cargos. Presidiu a Associação de Delegados de Polícia Judiciária.
18.    Luis Ferreira da Cunha: Ingressou na Polícia Militar em 1990. É o Comandante do Grupamento da Polícia Militar na cidade de Jatobá do Piauí. Atuou em missão pela Força Nacional nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro.
19.    Luis Francisco Furtado Martins:  Primeiro Tenente do Corpo de Bombeiros Militar. É Bacharel em Segurança Pública e do Trabalho. Ocupa o cargo de Sub Comandante do Colégio Militar do Corpo de Bombeiros.
20.    Maria Alzenir Porto da Costa: É empresária, advogada e segunda suplente do Senador Elmano Férrer. É a presidente da Junta Comercial do Estado do Piauí – JUCEPI. É conselheira do Sistema Fecomércio. Foi Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de Teresina.
21. Onaldo Rogério de Carvalho Berti: Capitão do Exército Brasileiro. É natural de Oeiras. Exerce atualmente a função de Chefe da Seção de Preparo e Emprego do 25º. Batalhão de Caçadores. É Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras, com Pós-graduação em Operações Militares.
22. Pedro Hilton Rabelo: Procurador Geral do Município de Campo Maior. É Bacharel em Direito. Atuou nas pastorais de Juventude e Operária.
23. Raphael Neves Bona: Graduado em Medicina, com Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Hospital Miguel Couto, no Rio de Janeiro. Tem Especialização em Cirurgia do Joelho.
24. Rômulo Augusto Gomes Rodrigues: A arte e a cultura sempre fizeram parte da sua vida. Músico e ator. Fez parte do elenco do filme “Ai Que Vida”. É 3º. Sargento e integrante da Banda de Música da Polícia Militar do Piauí.
25.    Rômulo Gonçalves Barbosa: Tenente-Coronel, ocupando o cargo de Subcomandante do 2º. Batalhão de Engenharia de Construção. É natural de Fronteiras, no Piauí.
26. Sicília Amazonas Soares Borges: Diretora de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação. Possui Bacharelado em Administração Pública com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. 
27. Tales Anaximandro do Bonfim Visgueira: Oficial do Exército Brasileiro. Segundo-Tenente do Quadro Auxiliar de Oficiais. É graduado em Tecnólogo de Redes de Computadores, com Pós-graduação em Redes de Computadores, com ênfase em Segurança Corporativa, e MBA  Profissional em Redes de Computadores. 

Comendador 
1.    Adalberto Pereira de Sousa: Natural de Várzea Grande.  É Tecnólogo em Administração Pública. Foi Diretor Geral do EMATER-PI, Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Superintendente da Agricultura Familiar da Secretaria do Desenvolvimento Rural. Com larga em experiência nos movimentos sociais, preside a Associação Piauiense dos Amigos da Natureza.
2.    Alain Sansão Costa: Formado em Ciências Contábeis, em Processamento de Dados, em Geografia e em Educação Física, com Pós-graduação em Contabilidade Tributária, Controladoria e Perícia. Conta com vasta experiência na Administração Pública, ocupando cargos em diversas pastas. É o Diretor Administrativo Financeiro da Secretaria de Cultura do Estado.
3.    Alerrandro Leal Farias: Tenente Coronel, atual Comandante do 2º. BEC. Dentre as funções já exercidas, destaque  para a Chefia da Equipe de Segurança da Embaixada do Brasil na Colômbia e o Comando da Companhia de Engenharia de Força da Paz, no Haiti.
4.    Aristides Silva Pinheiro: Corregedor-Geral do Ministério Público. Foi Promotor de Justiça de diversas Comarcas do Piauí. Em Teresina, foi Titular da 3ª. Vara Cível, da 5ª, da 6ª. e da 9ª. Vara Criminal. É natural de Pedro II.
5.    Carlos Edílson Rodrigues Barbosa de Sousa: É Advogado e gesto público. Atualmente, exerce a função de Subsecretário de Estado da Justiça. Leciona na Escola Superior de Advocacia. Sua formação acadêmica contempla os cursos de Pós-graduação em Direito Eleitoral e em Ciências Criminais.
6.    Cláudia Pessoa Marques da Rocha Seabra: Ingressou como Membro do Ministério Público do Estado há 22 anos. Atuou em diversas Comarcas piauienses. Participou da criação do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Cidadania e Saúde e das Promotorias de Saúde. É o titular da 12ª. Promotoria de Justiça Especializada em Saúde Pública de Teresina.
7. Elói Pereira de Sousa Júnior: Promotor de Justiça do Ministério Público. Após 16 anos de trabalhos prestados em comarcas do interior, assumiu como titular da 48ª. Promotoria de Teresina, com atuação junto à Vara DE Execuções Penais.
8. Fábio Pereira de Sousa: Piauiense, hoje ocupa o cargo de Subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da Secretaria de Educação do Distrito Federal, em Brasília. Com sólida experiência na área de Educação e Educação a Distância, conquistou o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar. Possui Especialização em Gestão Escolar, capacitado pela Academia de Liderança em Gestão Escolar de New York, nos EEUU.
9.    João Deusdete de Carvalho: Natural de Picos. Advogado e Economista, com Pós-graduação em Direito Processual e em Planejamento. Mestre e Doutor em Direito. Professor Adjunto da Universidade Regional do Cariri e Procurador Público Municipal de Carreira.
10. José Barros Sobrinho: Graduado em Letras/Português e pós-graduado em Gestão e Finanças Públicas. Funcionário efetivo da Eletrobrás – Distribuição Piauí. Foi Secretário de Educação do Estado e Prefeito de União, sua terra natal. É o Superintendente Institucional da SEDUC. 
11.    José Vidal de Freitas Filho: Juiz de Direito Titular da Vara de Execuções Penais de Teresina. Especialista em Direito Processual e em Direito Processual Civil. Professor convidado da Escola Superior da Magistratura e da Escola Judiciária Eleitoral do TRE/PI. É o Coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário do Tribunal de Justiça do Piauí.  
12.    Ladislau João da Silva: Padre Ladislau é natural de Pedro II. Formado em Filosofia e em Teologia, pela Universidade Católica de Salvador.  Foi Pároco de Esperantina.  Foi fundador e coordenador da Pastoral da Terra no Piauí. Foi Superintendente do INCRA no Piauí. Também participou da fundação do Partido dos Trabalhadores em nosso estado.
13.    Maria de Lourdes Rocha Lima Nunes: Professora Universitária Aposentada.  É formada em Biologia e em Jornalismo, com Mestrado em Educação e Doutorado em Educação Brasileira. Tem vários artigos publicados em livros e revistas. Tem grande atuação em movimentos sociais do Piauí e do Brasil. É a Coordenadora-Geral do Movimento Nacional de Direitos Humanos.

14. Martha Celina de Oliveira Nunes: Subprocuradora Geral de Justiça.  Foi Promotora nas cidades de Água Branca, Esperantina, Miguel Alves, União e Teresina.  Foi Corregedora Geral e Ouvidora Geral do Ministério Público.
15. Mylton Mesquita Filho: Professor Coordenador do Curso de Especialização em Periodontia e do Curso de Aperfeiçoamento em Implante Osseointegrado da Associação Brasileira de Odontologia – Secção Piauí. Professor Assistente da UNINGÁ.
16.    Ronaldo Gomes Carmona: É Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. É Mestre em Geografia Humana. É graduado em Ciências Sociais e Especialista em Inovação. Foi Cgefe da Assessoria de Planejamento do Ministério da Defesa.
17.    Sádia Gonçalves de Castro: Jornalista. Possui Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira e Pós Doutorado em Antropologia. É Professora/Pesquisadora do IFPI. Autora de vários livros e artigos publicados no Brasil, Espanha e na Suécia, com trabalho indicado para o Jabuti, o prêmio mais importante da literatura brasileira. 
18.    Sérgio Augusto Morey Ourique: Cirurgião Dentista, Especialista, Mestre e Doutor em Odontologia. Professor em Prótese Dentária. Pós-graduado pela Universidade New York nos EEUU. Professor e Coordenador em diversas Entidades de Ensino e Universidades Brasileiras.  


 

Da Redação

Mais de Cidades