Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:41

Preso entorta grade e foge de penitenciária durante a madrugada

A cela só tinha um cadeado, o que facilitou a fuga

 

Um detento conseguiu fugir da penitenciária de Parnaíba, 338 km ao Norte de Teresina, após entortar a grade da cela com as mãos e pular o muro da unidade prisional. Junto com ele haviam mais dois detentos, que não fugiram. A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) informou que realiza buscas para recapturar o fugitivo.

A fuga aconteceu durante a madrugada dessa terça (5). De acordo com o presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), José Roberto Pereira, as grades de celas nos presídios geralmente têm três cadeados: um no centro, um em cima e outro embaixo. “Só que lá na Penitenciária de Parnaíba só tem um cadeado, que fica na parte de cima”, explica.

Assim, o detento puxou a parte debaixo da grade, entortando e abrindo uma passagem. Depois, conseguiu subir no telhado da penitenciária e pular por cima do muro, alcançando a rua. Segundo José Roberto, havia dois policiais militares nas seis guaritas que cercam a unidade, e sete agentes penitenciários de plantão no momento da fuga.

O homem que fugiu estava preso sob acusação de furto. José Roberto informa ainda que o detento estava em uma cela individual, mas havia mais dois com ele. Ainda não se sabe por que eles não acompanharam o foragido.

O sindicalista comenta ainda que o número de tentativas de fugas cresce em épocas de réveillon, carnaval e na semana santa. “Daqui para frente, infelizmente, pela experiência que temos no sistema prisional, essas tentativas irão aumentar”, disse José Roberto.

A Secretaria de Justiça confirmou a fuga do detento e informou que a gerência da Penitenciária de Parnaíba está em procedimento de buscas, com apoio dos órgão de segurança pública e prisional.

Fonte: G1/PI

Por Otávio Neto

Mais de Polícia