Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:32

Em clima de normalidade, provas do Enem começam em 11 locais

3.709 alunos devem fazer as provas neste e no próximo final de semana no município

 

Teve início neste domingo (05/11) o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) para 6,7 milhões de participantes de todo Brasil. Em Campo Maior, 3.709 alunos devem fazer as provas neste e no próximo final de semana. No município são 11 locais de aplicação e quase 300 profissionais que trabalham na realização do exame. 

Os participantes resolveram se antecipar e chegar horas antes aos locais de prova. Por volta das 10h já era possível perceber a tímida chegada dos primeiros candidatos. Para evitar imprevistos, Poliana do Nascimento saiu cedo do município de Cocal de Telha para fazer a provas no Colégio Estadual, em Campo Maior. Acadêmica de filosofia, Poliana tenta agora pontuação para o curso de psicologia. 

Assim como Poliana, alunos das cidades de Jatobá do Piauí, Boqueirão, Sigefredo Pacheco e Nossa Senhora de Nazaré estão se deslocaram a Campo Maior para a realização das provas.   

Abertura dos portões
No Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, um grande número de participantes se aglomeravam no portão de entrada antes mesmo do horário previsto. Às 11h os portões das escolas foram abertos para a entrada dos candidatos às salas. 

A experiência de quem já fez o Enem quatro vezes fez Helen Pereira não se antecipar tanto para a prova. A jovem saiu do Paulo VI e por volta das 11:30 – com 30 min de antecedência - chegou ao Colégio Patronato.  Ela cursa Licenciatura em História, mas quer boa pontuação para buscar vaga no curso de Nutrição. 

Francisco Menezes chegou ao Cepti Cândido Borges munido com caneta preta, cartão de inscrição, RG e um espírito tranquilo para a prova. Aos 48 anos, ele já nem lembra mais há quanto tempo terminou os estudos. Ele explica que pretende uma vaga para o curso de Geografia. 

Fechamento dos portões
Candidatos chegaram a esquecer de documentos de identificação, canetas e até óculos. Participantes que deixaram para comprar água mineral nos minutos que antecederam o fechamento dos portões passaram por sufoco. A grande quantidade de pessoas dificultou o trabalho de ambulantes. 

Ao meio dia, no horário local, os protões foram fechados. No Colégio Estadual não houve registro de alunos atrasados. Já em outros locais de aplicação houve casos de alunos que não conseguiram chegar a tempo. 


Por Otávio Neto

Mais de Cidades