Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:20

Enem é aplicado para 3,7 mil participantes em Campo Maior neste domingo (5)

Em Campo Maior, o número de participantes deve ter uma queda significativa em comparação com 2016

 Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) têm início neste domingo (05/10) em todo país. Ao todo, 6,7 milhões de alunos devem realizar as provas. Ao contrário dos anos anteriores - nos quais a aplicação do exame acontecia no sábado e domingo - nesta edição, o Enem será realizado em dois domingos consecutivos.  

Em Campo Maior, o número de participantes deve ter uma queda significativa. São mais de 1 mil inscrições a menos em comparação com o ano passado. Para este ano, 3.709 estudantes estão aptos a prestar o exame. Em 2016, porém, eram 4.731 pessoas com inscrições confirmadas. 

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), explica que a queda na quantidade de participantes deste ano tem relação com fim da emissão de certificados do ensino médio por meio do Enem. 

O município recebe alunos das cidades de Jatobá do Piauí, Sigefredo Pacheco, Boqueirão do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré. São 20 locais de aplicação de provas. Cerca de 500 de pessoas, entre zeladores, coordenadores e assistentes dos locais de prova, chefes de sala e aplicadores, trabalharão neste domingo (5) e no domingo (12).  

Piauí 
No Piauí, as provas serão aplicadas em 32 municípios. Segundo o Ministério da Educação, 149.154 participantes devem fazer as provas no Estado. Desse número, 59,3% são mulheres e 40,7% são homens. O MEC recebeu 715 pedidos de atendimento especial, que em sua maioria são: deficiência física, auditiva e baixa visão. 

A maioria dos participantes tem idade entre 21 e 30 anos. Com 61 mil inscritos, Teresina é a cidade com maior número de participantes, seguida de Parnaíba, com 11 mil, e Picos, com 10 mil. Por outro lado, Miguel Alves é o município com menor número. Serão apenas 489 participantes. 

Cronograma
Neste domingo (5) serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Redação / Ciências Humanas e suas Tecnologias. No domingo (12) é à vez das provas de Provas - Ciências da Natureza e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias. 

Orientação aos participantes 
 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades