Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:49

Fábio Abreu participa de Audiência Pública nesta sábado na região de Campo Maior

A audiência foi solicitada pelo líder comunitário Valdeck Eduvirges e pelo prefeitura de Jatobá e está marcada para as 09:00hs da manhã na Câmara de vereadores

 Foto: Portal O Dia

Nossa Senhora da Nazaré, Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí. Pelo menos essas três cidades se manifestaram oficialmente sobre a situação da segurança pública em audiência, ofícios e reclamação pública em veículos de imprensa. Em ambos os casos os gestores e a população reclama da ausência de policiamento na cidade.

 

Para completar a insatisfação, esta semana foram divulgados números que apontam o Piauí como o segundo estado com menor número de policiais em relação ao total da população, perdendo apenas para o Maranhão. São 4.015 para uma população de 3.194.718, segundo projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2014, ou seja, um PM é responsável por cerca de 796 pessoas.

 

Nesta sábado o secretária de segurança do Piauí, Fábio Abreu vai participar de uma audiência pública na cidade de Jatobá do Piauí. A audiência foi solicitada pelo líder comunitário Valdeck Eduvirges e pelo prefeitura municipal. A audiência está marcada para as 09:00hs da manhã na Câmara de vereadores.

 

DÉFICIT DE POLICIAIS NA REGIÃO É PIOR QUE A MÉDIA DO ESTADO

O 15º Batalhão da Polícia Militar, em Campo Maior, é responsável por de 21 municípios e uma população de 284.843, segundo dados do IBGE. Isso significa na pratica que a região apresenta situação bem pior que a media estadual. O 15º Batalhão cobre diretamente 11 cidades e duas companhias: da Barras e São Miguel do Tapuio, cobrem outras dez cidades.

 

Segundo a Organização das Nações Unidas, é preciso ser levado em consideração as diferentes realidades sócio-culturais, econômicas, e social de cada região, mas é quase unanimidade por órgãos da própria segurança que se tenha um policial para cada grupo de 250 pessoas.

 

Segundo o comandante do BPM, Tenente-Coronel Rui Cordeiro, ouvido pelo Em Foco, o Quartel tem cerca de 150 policias. Ou seja, a Região dos Carnaubais tem um policial para 1.832 habitantes.

 

O resultado são cidades que tem apenas um policial ou nenhum. Outra norma é que eles estão ficando nas cidades apenas nos meio de semana, durante o dia. A noite, nem aos finais de semana não fica ninguém nos GPMs .

 

Tentamos falar com a secretaria de segurança pública, mas fomos informados que deveríamos procurar o comando geral da Polícia Militar. 

Da Redação

Mais de Cidades