Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:39

Parada da Diversidade em Teresina celebra orgulho LGBT com shows nacionais

 

A Parada da Diversidade chega a sua 16ª edição e traz a Teresina a celebração, com cores e músicas, do orgulho LGBT. O evento, organizado pelo Grupo Matizes há 15 anos, recebe a presença dos cantores nacionais Karol Conka e Liniker, que se apresentam neste domingo (3), a partir das 19h, no estacionamento da Ponte Estaiada.

As apresentações dão um tom festivo ao encerramento da Semana do Orgulho de Ser, mas a Parada existe para além do propósito de entretenimento. “É um momento que reafirmamos o tema que foi debatido durante toda a Semana do Orgulho de Ser, que é o de ‘Liberdade, liberdade!’. Frente a todo esse retrocesso, a negação dos nossos direitos, estaremos juntos para dizer que não aceitamos essa onda de conservadorismo”, explica a coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana.
E é da recordação de Marinalva que se retoma a proporção que, atualmente, o evento signifca em Teresina. Se na primeira edição, em 2002, a Parada da Diversidade mobilizou apenas cerca de mil pessoas pelas ruas da cidade, nas últimas edições, o evento já chegou a levar 120 mil pessoas às ruas da Capital.

Não só teresinenses engrossam a participação para a mobilização em prol do fm dos preconceitos, mas pessoas de todo o Piauí e, também, dos estados vizinhos como Maranhão e Ceará. “Já temos confrmadas as participações das caravanas dos municípios de Picos, Floriano, Parnaíba, Pedro II, das cidades do entorno de Teresina; além de Caxias e Bacabal, no Maranhão; e Sobral, no Ceará”, confrma Marinalva.

Programação

A concentração da Parada da Diversidade acontece às 16h no balão do Riverside, na zona Leste de Teresina. É de lá que comitivas de cadeirantes, pessoas com deficiência auditiva, drags, apoiadores e simpatizantes dão início a preparação para o percurso.

No local, também terá um momento de benção realizado por grupos de matrizes africanas no intuito de reafirmar que as religiões também aceitam a diversidade. A saída do ponto de concentração acontecerá às 17h30 e, posteriormente, a multidão de passeantes e carros de apoio tornam a se concentrar no Mirante da Ponte Estaiada, onde acontece os shows com djs e atrações nacionais.

Atrações nacionais

Muito mais que música, a presença dos artistas Karol Conka e Liniker, na 16ª Parada da Diversidade, traz a ampliação de debates como empoderamento feminino, sexualidade e liberdade de gênero. Liniker, vocalista da banda “Liniker e os Caramelows”, diz que aboliu os gêneros em sua vida; pode ser chamado de ele ou ela. Formada em 2015, na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, a banda lançou seu primeiro EP em 15 de outubro, intitulado "Cru", embalado pelo primeiro single, "Zero".

Já Karol Conka é uma rapper, cantora e compositora brasileira, além de atriz, produtora, modelo e apresentadora, conhecida por suas canções que exaltam a força da mulher na sociedade. Seu primeiro EP, intitulado “PROMO”, foi lançado em 2011. Após parcerias com grandes nomes nacionais, como o rapper Projota, Karol recebeu sua primeira estatueta na categoria Artista Revelação, no Prêmio Multishow de Música Brasileira, em 2013. Dois anos depois, a cantora voltou a ser premiada, desta vez na categoria Nova Canção, pela canção “Tombei”.

Strans interdita Raul Lopes e PM garante segurança ao evento

Com o objetivo de garantir a segurança do público durante a 16ª Parada da Diversidade, os órgãos de trânsito e de policiamento da Capital fazem operações especiais. A Prefeitura de Teresina irá interditar, no domingo (3), a Avenida Raul Lopes a partir das 15h, nos dois sentidos.

Segundo o comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar do Piauí, que atua na zona Leste da Capital, major Flávio Pessoa, a Polícia Militar estará com efetivo ampliado para dar cobertura a toda extensão do evento. “A PM-PI irá empregar um grande contingente de policiais para garantir a lei e a ordem no local do evento”, afrma. 

Já a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) estará atuando para garantir a fluidez do trânsito. De acordo com o diretor de Operação e Fiscalização da Strans, coronel Jaime Oliveira, a interdição será feita para assegurar mais tranquilidade para o evento. “No domingo, a Avenida Raul Lopes será interditada, pois haverá um show que deverá reunir um grande número de pessoas. Estaremos com os nossos agentes de trânsito para orientar os condutores”, acrescenta. 

O diretor lembra que, por conta do grande fluxo de pessoas, deve-se evitar passar pela Avenida Raul Lopes, buscando meios de transporte alternativos. “Estamos lembrando as pessoas que a expectativa é que muitas pessoas compareçam a esse evento, por isso, é importante evitar ir para o local de carro”, finaliza.

Madrinha e padrinho são homenageados ‘in memorian’ pela primeira vez

Pela primeira vez, a Parada da Diversidade tem como madrinha e padrinho pessoas que contribuíram para o avanço e consolidação das causas LGBT em Teresina, mas que serão celebradas através de suas memórias deixadas em vida. Os escolhidos são o médico Noronha Filho, consagrado padrinho, e o idealizador do coletivo Salve Rainha, Francisco das Chagas Junior, como drag queen "Kency Porta", será a madrinha.

Até então, a escolha dos padrinhos e madrinhas do evento se dava através de indicação do Grupo Matizes e voto popular. “Sempre fazíamos a eleição do padrinho e da madrinha da Parada escolhendo pessoas que contribuíram no ano anterior para nossas bandeiras de luta avançarem e tínhamos a votação por meio de internautas. Mas esse ano, vamos homenagear pessoas que já se foram, que é o médico Noronha Filho e o Júnior do Salve Rainha. Ambos foram aclamados por suas histórias aguerridas e apoio ao movimento LGBT”, relata a coordenadora do grupo Matizes.

Bonecos gigantes do padrinho e da madrinha desta edição da Parada acompanharão todo o percurso da caminhada.

 

Por: Glenda Uchôa - Jornal O Dia

Por Rafael Melo

Mais de Entretenimento