Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:16

Competições marcam o XIII Festival da melancia em Jatobá do Piauí; CONFIRA

 

Aconteceu entre dias 18 e 19 deste mês a XIII festa da melancia, tradicional festividade do município de Jatobá do Piauí que faz homenagem a um dos principais e tradicionais meios de renda e desenvolvimento do pequeno município: o cultivo da melancia. O evento tornou-se o centro das atenções por estimular o cultivo da fruta que, a cada ano, vem melhorando o desenvolvimento da agricultura familiar no município por meio de técnicas trazidas de vários outros estados brasileiros.

Contando com a presença de várias autoridades, o evento foi abrilhantado pelas várias competições que incentivam anualmente o melhoramento do cultivo. A grande novidade deste ano, além da mudança da data do evento, foi a implementação da cultura irrigada da melancia, auxiliando no desenvolvimento do grupo e se libertando das incertezas de chuvas, que por várias vezes já decepcionaram os cultivadores, prejudicando toda uma safra.

Daqui, várias foram as competições relacionadas ao fruto que premiaram os participantes das festividades. Dentre elas, a pesagem da maior melancia, a dança da melancia com equilíbrio e a garota da festa da melancia, elegendo a moça mais bonita das festividades.

Pesagem das melancias

A competição que elegeu a melancia mais pesada do concurso deste ano, premiou o fruto do senhor Marcos Ernesto, que com uma melancia de incríveis 22,5 kg, levou o prêmio de R$ 200,00 para casa. No segundo lugar, o agricultor Ernesto, com uma melancia de 21,8 kg, que recebeu o prêmio de R$ 100,00 e no terceiro lugar o senhor Raimundo Cantídio, com uma melancia de 21,7 kg.

Vale a pena ressaltar que a melancia vencedora foi plantada a partir de uma seleção de frutos, que foram cultivados sob orientação empresaria que vem se expandido na região. Apesar de ser híbrida, a planta não passou por nenhum tipo de modificação gênica em laboratório, o que auxilia na preservação da planta em seu estado natural.

Dança das melancias

A tradicional dança das melancias foi um show à parte. Muita irreverência e gingado foram os ingredientes principais desta mistura. Neste ano, apenas duas concorrentes participaram da competição, a Dona Socorro Pinheiro, que participa do concurso desde 2009 e se orgulha em falar que foi campeã em todas as vezes que participou. Quando perguntada se este ano seria diferente, Dona Socorro deu um belo sorriso e disse, confiante, que ganharia novamente.

A segunda participante, dona Luíza Rodrigues, participa do concurso desde 2006 e relata já ter ganho o concurso algumas vezes e, por questões de idade, diz que continuará se esforçando, porém não garante o primeiro lugar no pódio.

Porém, não deu outra. Quem levou a premiação para casa foi a Dona Socorro Pinheiro, que deu uma verdadeira aula de dança em cima do tablado do XIII festival da melancia.

Concurso de Beleza

Para embelezar ainda mais as festividades, não poderia faltar o concurso de beleza que elegeria a rainha da melancia. Ao todo, quinze participantes puderam concorrer ao posto que foi bastante disputado, trazendo meninas de vários lugares do município que encheram o palco de beleza e simpatia.

A grande vencedora do concurso de beleza foi a bela Rayllane de Oliveira Abreu, que conquistou o coração e a simpatia dos jurados e levou para casa um prêmio no valor de mil reais. A segunda colocada foi a Luana de Oliveira Carvalho e a terceira, Caline do Nascimento Souza.

Fotos relacionadas

Por Rafael Melo

Mais de Cidades