Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:50

Programa nacional relembra a Batalha do Jenipapo nesta quinta (10)

Nesta quinta-feira (10), às 22h, o programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, exibirá um especial sobre a Batalha do Jenipapo que foi produzido pela TV Antares - afiliada da emissora no Piauí. Será abordada como foi a luta de cearenses, maranhenses e piauienses contra as tropas portuguesas, através de depoimentos de especialistas, historiadores, estudantes e familiares de combatentes deste importante episódio da história do país.

 

Considerada como uma das mais sangrentas lutas em solo brasileiro, a batalha aconteceu às margens do rio Jenipapo, na cidade de Campo Maior, a pouco mais de 80 quilômetros de Teresina. Armados com facões, machados e armas artesanais vários brasileiros foram mortos nesse confronto. Ali também está o cemitério dos heróis da Batalha que, além de ponto turístico da cidade, passou a ser um local de peregrinação. A cidade também abriga um monumento para homenagear as pessoas que se sacrificaram na Batalha.

 

A apresentação do especial é de Najla Fernandes. “Fizemos várias pesquisas e visitamos quatro cidades que foram decisivas nessa luta pela independência do Brasil: Oeiras, Parnaíba, Piracuruca e Campo Maior”, explicou.

 

Para Núbia Ramos, diretora da TV, o trabalho solidifica a emissora nesse trabalho de divulgar a nossa história. “Foi mais um Caminhos que a gente realizou com determinação e muita competência”, disse.

 

Já Humberto Coelho, presidente da Fundação Antares, enaltece o valor da reportagem. “Como emissora educativa e cultural, esse especial demonstra o nosso compromisso com a história piauiense”, concluiu.

 

Fonte: Ascom

Edição: Em Em Foco

Por Otávio Neto

Mais de Brasil