Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:15

Dilma Rousseff se encontrará com empresários e movimentos sociais em Teresina

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que a previsão da viagem é para sexta-feira.

 

A presidente Dilma Rousseff (PT) vai se reunir nesta sexta-feira, a partir das 16h, em Teresina, com empresários e representantes do movimento social sobre desenvolvimento econômico, saúde e educação dentro do evento Dialoga Brasil Piauí.

 

Dilma Rousseff chega em Teresina às 15h30 de sexta-feira, depois de visitar as obras de construção da ferrovia Transnordestina, em Paulistana, onde andará em um trem destinado a autoridades chamado litorina (carro ferroviário dotado de motor próprio) nos trilhos já implantados ligando Pernambuco a Paulistana.

 

A ferrovia Transnordestina vai ligar o município de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará, e Porto do Suape, em Pernambuco, para o transporte de grãos de soja e de milho, algodão produzidos nos Cerrados piauienses e minérios produzidos na região de Simões, Paulistana e Curral Novo.

 

O governador Wellington Dias (PT) afirmou que a previsão da viagem é para sexta-feira.

 

“O que está previsto é uma visita a região Sul, na região da Grande Picos, Paulistana, Curral Novo, em direção a Simões e Marcolândia. É uma visita às obras da ferrovia Transnordestina e a inauguração dos primeiros resultados, de um total de 1,2 mil megawatts energizados com energia eólica naquela região”, afirmou Wellington Dias.

 

Wellington Dias declarou que a presidente Dilma Rousseff falou, na última sexta-feira, de seu interesse de vir para Teresina para participar do evento Dialoga Brasil Piauí, onde ela faz uma apresentação e tem uma conversa e escuta tanto o setor empresarial e os movimentos sociais voltados para educação, saúde e segurança.

 

“É uma discussão sobre os temas da sociedade e a presidente Dilma vai fazer essa agenda em Teresina”, falou Wellington Dias.

 

A presidente Dilma Rousseff ligou para o governador Wellington Dias por volta das 12h de terça-feira confirmando a agenda no estado. Ela delegou o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, para o fechamento dos horários com a equipe do governo estadual.

 

Segundo a Presidência da República, em Paulistana, Dilma Rousseff visitará as obras da ferrovia Transnordestina, onde deve entrar em solo piauiense abordo de um trem. Os mais de 1.700 km da ferrovia vão percorrer 81 municípios de Pernambuco, do Piauí e Ceará. Trabalham hoje nas obras dos três estados cerca de 6 mil trabalhadores. Quando estiver funcionando, a ferrovia poderá transportar até 30 milhões de toneladas de produtos, como minério de ferro e grãos, por ano.

 

Fazem parte ainda da construção os trechos Salgueiro-Suape, em Pernambuco, Trindade-Eliseu Martins, de Pernambuco ao Piauí, Missão Velha-Salgueiro, do Ceará a Pernambuco, e Salgueiro-Trindade, em Pernambuco, esse último já concluído.

 

No final de agosto, a presidente assinou no Ceará, a ordem de serviço de um lote da Ferrovia Transnordestina, que vai interligar dois portos do Nordeste ao sertão do Piauí.

 

Em Marcolândia, Dilma vai conhecer o Complexo Eólico Chapada do Piauí I, localizado na Chapada do Araripe, divisa entre os estados do Piauí e Pernambuco.

 

Dilma Rousseff sairá de Brasília às 9h e deverá chegar em Paulistana, início de sua agenda no Piauí, às 11h.

 

Em Teresina, Dilma Rousseff deverá chegar às 15h30.

Meionorte

 

Por Weslley Paz

Mais de Política