Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:50

Festejos de São Pedro comemoram o Dia do Vaqueiro em Boa Hora

 

No município de Boa Hora, Localizado a 166 km de Teresina, comemorou-se ontem (25/06) o dia do vaqueiro. O evento faz parte do calendário das festividades em homenagem a São Pedro, Padroeiro do município.

 

Assim como em Campo Maior, o vaqueiro possui uma data especialmente celebrada em sua homenagem em Boa Hora. A necessidade de uma data específica para a comemoração é em razão da valorização do vaqueiro sob vários aspectos, tais como os culturais, tradicionais e até trabalhistas, já que ainda existem milhares de profissionais atuantes na região do interior do estado.

 

O dia em comemoração ao vaqueiro começou com um farto café da manhã na capela localizada na região do Mato Seco, conhecida por abrigar boa parte dos vaqueiros do município. Na ocasião, O prefeito municipal, Francieudo Canuto, a primeira dama, Gefesony Prudêncio, o vice-prefeito Chiquinho Senador e o presidente da câmara de vereadores, Epitácio Canuto, convidaram os vaqueiros e suas famílias para confraternizarar-se e comemorarar, onde os vaqueiros presentes aproveitaram a oportunidade para gritar o aboio, uma espécie de canto pastoril típico da categoria que encanta, conta a história do homem do campo e induz o boi a seguir determinado percurso durante as cruzadas pelas difíceis matas da caatinga.

 

 

Após o café, vaqueiros e autoridades seguiram em cavalgada rumo à igreja matriz da cidade, onde o Padre Alan Kardec os aguardava para iniciar a missa.

 

Segundo o padre, a missa em comemoração ao vaqueiro serve não só para pedir bênçãos e proteção ao vaqueiro, já que esta é uma profissão arriscada e que exige um esforço além do comum, mas principalmente para agradecer a Deus pelas dádivas dadas até hoje.

 

 

Após a missa, a prefeitura municipal de Boa hora, que vêm coordenado os festejos de São Pedro, ofereceu um grandioso almoço aos presentes, que fizeram a festa com uma comida farta, nutritiva e de muita energia, necessidade básica do vaqueiro para enfrentar os perigosos e adversidades do campo.

 

 

Fotos relacionadas

Por Rafael Melo

Mais de Cidades