Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:52

Justiça nega liberdade ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha

Eduardo Cunha e o ex-ministro do Turismo Henrique Alves são acusados de atuar no favorecimento de construtoras

 Foto: Reprodução

Os ex-presidentes da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha  e Henrique Eduardo Alves, ambos do PMDB, tiveram pedidos de liberdade rejeitados nesta quinta-feira (22) pela maioria dos ministros que integram a Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5). 


Os dois tiveram a prisão preventiva decretada no âmbito da Operação Manus , um desdobramento da Lava Jato no Rio Grande do Norte, deflagrada no início deste mês. Eduardo Cunha , que já estava preso em decorrência de outra ação penal, e o ex-ministro do Turismo Henrique Alves são acusados de atuar no favorecimento de construtoras em contratos para a construção do estádio Arena das Dunas para a Copa do Mundo de 2014.


A defesa de ambos havia pedido a revogação da prisão, por meio de habeas corpus, ao TRF5. O Ministério Público Federal alegou, em parecer enviado ao tribunal na última sexta-feira (16), que a detenção da dupla é necessária para "garantir a ordem pública e assegurar a efetiva aplicação da lei penal, uma vez que ambos continuam a exercer intensa atividade política".


O entendimento da Procuradoria foi aceito pelos desembargadores federais Élio Siqueira, relator do processo, e Roberto Machado. Já o desembargador Alexandre Luna foi favorável à concessão dos habeas corpus.

 

Fonte: IG

 

Por Otávio Neto

Mais de Política