Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:06

Chuva, fé e devoção na procissão de Santo Antônio em Campo Maior

A chuva marcou a procissão de Santo Antônio este ano em Campo Maior

 

 

A tarde começa com sol forte nesta quarta-feira (31) em Campo Maior. A movimentação de fiéis começa logo cedo. São pessoas que saem de várias cidades da região, comunidades rurais e bairros da cidade com destino ao Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. É lá onde uma multidão de fiéis se reúne e parte em procissão com a imagem de Santo Antônio, padroeiro da cidade, até a Catedral. É a abertura dos festejos do santo casamenteito em Campo Maior.   


O relógio marca 17h:40min quando os líderes religiosos começam a caminhada. O sol deu lugar a nuvens pesadas. A enorme quantidade de pessoas desce uma rua estreita até chegar a avenida que leva o nome do santo. Por lá, outra multidão aguarda a passagem do cortejo para se junta a ele. 


Entre toda aquela gente, Rosa Maria Alves da Silva, 54 anos, mostra ansiedade pela chegada da imagem. Descalça, ela quer seguir a procissão para pagar uma promessa. Não foi nenhum namorado ou muito menos casamento alcançado que motivam a mulher há a participar da cerimônia há mais de 20 anos. “Tive uma criança e ela adoeceu. Fiz uma promessa pra Santo Antônio. Se ele ficasse bom, enquanto vida eu tivesse eu acompanhava a procissão.  Ele ficou bom”, explica. Aos 26 anos, o filho da dona Rosa cometeu suicídio, mas a fé continua com ela. 

 


Músicas religiosas, salva de palmas e orações se misturam a lágrimas, atos de fé e esforço físico para quem se arrisca tocar no mastro no meio daquele “mar de gente”. Não tem idade. São idosos, adultos e até crianças que seguem a tradição de séculos. Não tem classe social. Políticos, ricos e pobres caminham juntos. A noite cai e com ela uma chuva. O povo não se intimida. Com chuva, a marcha continua por mais de 1h30min. 

 

>> Veja como foi o passo a passo da procisão de Santo Antônio


Já no adro da Igreja Matriz, o administrador Diocesano Padre Raimundo Duarte e o prefeito de Campo Maior, Professor Ribinha, falam ao povo. A imagem de Santo Antônio é anexada a uma carnaúba de 15 metros de comprimento. Cordas são usadas para, em poucos minutos, erguer o símbolo. Os fogos de artifícios anunciam que o mastro está de pé e os Festejos começam a partir dalí. 


Santo Antônio está de volta a sua casa. A imagem carregada por fiéis adentra a Catedral. É naquele local que padroeiro receberá nos próximos 13 dias quem se dirigir a ele com pedidos e agradecimentos. A dona Rosa, personagem dessa matéria, cumpre mais uma missão. Volta para casa molhada, exausta, mas com sua fé em Santo Antônio demostrada mais uma vez.  

 

Fotos relacionadas

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades