Facebook
  RSS
  Whatsapp

  16:23

Dos desafios iniciais ao desejo de unir o território dos carnaubais pela notícia

Movido pelo desejo de informar Campo Maior e região de forma mais rápida e dinâmica, o CAMPO MAIOR EM FOCO foi para as telas dos computadores.

 Um portal para a região dos carnaubais

O ano de 2009 foi marcado pelo início da terrível crise financeira em poderosos países e mesmo assim descrito como o ano de iniciativas para um futuro melhor. O mundo viu o primeiro presidente negro da história dos EUA tomar posse; presenciou uma das piores tragédias aéreas; se calou diante da gripe suína. O Brasil reservou escândalos políticos para o período, já Campo Maior viveu trágicos momentos nas estradas. 

 


Nesse cenário, foi ao ar no mês de agosto daquele o CAMPO MAIOR EM FOCO. Movido pelo desejo de informar Campo Maior e região de forma mais rápida e dinâmica, o professor Domingos José idealizou e mandou para as telas de computadores o 1º site que veiculou noticias de Campo Maior e das cidades vizinhas. 

 


“O site surgiu da necessidade de regionalização da informação. Antes era tudo sites da capital. Campo Maior já tinha um ou dois sites, mas resumidos a cidade. A ideia era trazer informações de outras cidades”, lembra Domingos. Junto com o pioneirismo vieram as dificuldades. Os desafios se apresentavam a todo instante e a cada cobertura.


“No início era apenas eu postando. Também tinha o problema da divulgação para as pessoas até tomar a marca conhecida”, acrescenta o editor chefe Domingos José. Publicar notícias de outros municípios em tempo real, cobrir vários fatos ao mesmo tempo e trazer publicidade para o site se incluem na lista dos desafios. 

 


Reforços 
Radialista e colunista do extinto Portal da Clube, Weslley Paz foi um reforço anunciado pelo portal logo no início do ano seguinte. Uma das opostas da comunicação local, o jovem foi capaz de amenizar as dificuldades. Foi necessário um ano para Weslley se tornar o diretor comercial e, por consequência, atrair o empresariado ao site.

 


Melhor estruturado, o CAMPO MAIOR EM FOCO caiu no gosto popular e passou a ser referência em notícia na web. Weslley Paz também foi capaz de descrever os principais fatos políticos que inflamavam o município e a região. 

 


Logo em seguida o portal ganha outro comunicador em ascensão, Helder Felipe. A responsabilidade era atualizar os leitores com as notícias dos mais variados temas. O que era notícia no Piauí e no Brasil, Helder tinha a missão de reproduzir para o CAMPO MAIOR EM FOCO. 

 


As cidades ganharam correspondentes. Esses viviam os fatos diários e informavam a região dos acontecimentos da sua cidade. Blogs de cultura, de esportes e opinião impulsionaram os acessos. Em pouco tempo, a leitura diária das páginas do CAMPO MAIOR EM FOCO se tornou quase que uma obrigação. 

 


Ampliação do foco
A ideia de regionalização já veio na ideologia do portal desde o início; 2015 foi agendado para essa concretização. O ano começou com a vinda de Otávio Neto para dentro da redação. A experimentação de integrar o território dos carnaubais através da notícia foi colocada sobre sua responsabilidade. Em poucos meses o experimento se confirmou: Era chegada a hora de ampliar o FOCO. 

 

Por Otávio Neto

Mais de Geral