Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:11

Três pessoas são presas por xerocar livros didáticos no Piauí

O delegado ressalta que fotocopiar partes de livros não é crime, mas copiar livros inteiros é crime

 

Três pessoas foram detidas suspeitas de falsificar livros didáticos em Teresina. As conduções aconteceram nesta quarta-feira (12) em vários pontos da cidade. Segundo a polícia, os suspeitos serão investigados pelo crime de direitos autorais, já que tiravam xerox dos livros e os comercializam a preço mais baixo do que os originais. Os locais de comercialização eram no Lourival Parente, Parque Alvorada e UESPI-Pirajá.


“Os microempresários foram denunciados por editoras e a Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccoterc) foi constatar a denúncia e confirmou a fraude. As pessoas agiam de forma independente copiando livros e comercializando”, disse delegado Francisco José, conhecido como JJ.


Uma equipe composta por três delegados e 12 policiais foram aos locais de venda e apreenderam os livros. A polícia encontrou nos locais várias fotocopiadoras e também foram encontradas as matrizes dos livros. A perícia vai identificar os livros falsos.


O delegado ressalta que fotocopiar partes de livros não é crime, mas copiar livros inteiros é crime contra os direitos autorais.


“Quem falsifica e quem adquire pode pegar de 2 a 4 anos de prisão. Até mesmo professores de nível superior também adquiriam livros produzidos de forma ilícita”, acrescentou.


As pessoas foram liberadas, pois foi estipulado o pagamento de fiança de dois salários mínimos. Todavia, os procedimentos vão continuar e a investigação vai determinar mais detalhes.

 

Fonte: G1 / PI

Por Otávio Neto

Mais de Polícia