Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:08

Balão do Projeto Loon cai pela segunda vez na região de Campo Maior

 

No final da tarde de quarta-feira (05) se espalhou nas redes sociais uma informação dando conta de que uma aeronave teria caído no município de São João da Serra, na região de Campo Maior e que estaria carregado de dinheiro. A polícia foi acionada e ao chegar ao local constatou que na verdade tratava-se de um balão do Projeto Loon.

 

NOTA: Inicialmente noticiamos que o balão era do Google. A empresa enviou nota ao Em Foco, dizendo que o Projeto Loon faz parte do X, que é um laboratório de inovação dentro do Grupo Alphabet, que também é proprietário do Google, mas o Projeto Loon não faz parte ou está ligado ao Google de qualquer forma, exceto que ambas serem empresas do grupo Alphabet.

 

O equipamento caiu na comunidade Santa Rosa, a cerca de 15 km da zona urbana. Segundo o prefeito de São João da Serra, Ananias André, o local onde o balão caiu fica na divisa com a cidade de Novo Santo Antônio e quem teria avistado o momento da queda teria sido a vereadora Toinha Cruz, de Novo Santo Antônio. A polícia ainda está no local.

 

Este é apenas um dos milhares que compõem o Project Loon, em 2013 que promete levar internet a áreas remotas, pobres ou afetadas por desastres naturais, por meio de balões gigantes de hélio com equipamentos que transmitem sinais wi-fi. O projeto em si, apesar de ter começado com o Google, hoje é administrado pela X Company, uma empresa que pertence à Alphabet, dona também do Google.

 

Nota Oficial:


X, uma empresa da holding Alphabet, confirma que trata-se de um balão do Projeto Loon. Nossa intenção com o Projeto Loon é transmitir acesso à Internet para áreas rurais, remotas e sub-atendidas ao redor do mundo. Após uma rotina de pesquisa e testes de voo, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local o gerenciamento da descida segura e lenta do balão na cidade São João da Serra, Norte do Piauí. Uma equipe de resgate treinada já está a caminho para trazer o balão de volta para nossos laboratórios na Califórnia, onde nossos engenheiros poderão pesquisar mais sobre o seu voo. Agradecemos a hospitalidade e o apoio da comunidade local.

 

NÃO É O PRIMEIRO; RELEMBRE

 

Esse é o segundo balão do google que cai na região de Campo Maior em menos de dois meses. Em fevereiro outro balão caiu na zona rural de Buriti dos Montes. Na ocasião um porta-voz do projeto reconheceu que a estratégia era fazer um pouso, porém não soube explicar o motivo da queda. "Após um voo de pesquisa e teste de rotina, coordenamos com o controle de tráfego aéreo local para gerenciar a descida segura e lenta do balão para uma parte remota do estado do Piauí, onde já pousamos balões com segurança antes", disse ao Olhar Digital. 

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Cidades