Curta a nossa página
 
28/03 12h24 2017 Você está aqui: Home / Cidades Por Otávio Neto e Wesley Paz (de Brasília) Imprimir postagem

Sessão na Câmara é marcada por pedidos de reconhecimento à Batalha do Jenipapo

No plenário Ulisses Guimarães, lideranças políticas reconheceram a importância da Batalha do Jenipapo para o Brasil

A Câmara Federal realizou na manhã desta terça (28) sessão solene em homenagem a Batalha do Jenipapo. No plenário Ulisses Guimarães, lideranças políticas de Campo Maior, deputados e senadores da bancada piauiense e o governnador Wellington Dias usaram a tribuna do parlamento nacional para pedir reconhecimento aos heróis que tombaram no mais sangrento movimento pela independência do Brasil. 


O deputado federal Assis Carvalho, autor da proposta, criticou os livros didáticos por omitir a história do 13 de março e lembrou a importância da luta dos piauienses para o país. 


“É importante porque a gente trás para o plenário um debate que é pouco conhecido nos livros de história do nosso país, que é o 13 de março. Precisamos dizer isso na sala de aula para não cometer os equívocos de independência pacífica. A data ajudou a desenhar esse mapa do Brasil que temos hoje e a forma esse país continental”, comentou. 


O prefeito Professor Ribinha mostrou gratificação ao congresso nacional pelo reconhecimento da bravura dos campomairoenses que lutaram contra as tropas portuguesas. “Nós que somos campomaiorenses, que amamos nossa cidade, ficamos muito gratificados por estar aqui resgatando nossa história para o conhecimento do Brasil”. 

 


O deputado estadual Aluísio Martins lembrou que houve vários movimentos pela independência, mas em Campo Maior ocorreu o mais importante pela quantidade de vidas envolvidas. O presidente da Fundespi, Paulo Martins, reconheceu que a história do 13 de março ganhou muita repercussão, contudo, é necessário muito mais.  


A sessão contou ainda com a presença do senador Elmano Férrer e Regina Sousa, deputado federal Átila Lira e Marcelo Castro, presidente da Câmara Municipal de Campo Maior, vereador Fernando Miranda (PT), do líder da bancada de situação da Câmara de Campo Maior, vereador Edvaldo Lima (SD). 

 


  Tags:

sem tags

Comentários

Atenção! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.