Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:06

Sessão na Câmara é marcada por pedidos de reconhecimento à Batalha do Jenipapo

No plenário Ulisses Guimarães, lideranças políticas reconheceram a importância da Batalha do Jenipapo para o Brasil

 

A Cmara Federal realizou na manh desta tera (28) sesso solene em homenagem a Batalha do Jenipapo. No plenrio Ulisses Guimares, lideranas polticas de Campo Maior, deputados e senadores da bancada piauiense e o governnador Wellington Diasusaram a tribuna do parlamento nacional para pedir reconhecimento aos heris que tombaram no mais sangrento movimento pela independncia do Brasil.


O deputado federal Assis Carvalho, autor da proposta, criticou os livros didticos por omitir a histria do 13 de maro e lembrou a importncia da luta dos piauienses para o pas.


importante porque a gente trs para o plenrio um debate que pouco conhecido nos livros de histria do nosso pas, que o 13 de maro. Precisamos dizer isso na sala de aula para no cometer os equvocos de independncia pacfica. A data ajudou a desenhar esse mapa do Brasil que temos hoje e a forma esse pas continental, comentou.


O prefeito Professor Ribinha mostrou gratificao ao congresso nacional pelo reconhecimento da bravura dos campomairoenses que lutaram contra as tropas portuguesas. Ns que somos campomaiorenses, que amamos nossa cidade, ficamos muito gratificados por estar aqui resgatando nossa histria para o conhecimento do Brasil.


O deputado estadual Alusio Martins lembrou que houve vrios movimentos pela independncia, mas em Campo Maior ocorreu o mais importante pela quantidade de vidas envolvidas. O presidente da Fundespi, Paulo Martins, reconheceu que a histria do 13 de maro ganhou muita repercusso, contudo, necessrio muito mais.


A sesso contou ainda com a presena do senador Elmano Frrer e Regina Sousa, deputado federal tila Lira e Marcelo Castro, presidente da Cmara Municipal de Campo Maior, vereador Fernando Miranda (PT), do lder da bancada de situao da Cmara de Campo Maior, vereador Edvaldo Lima (SD).

Fotos relacionadas

Por Otávio Neto e Wesley Paz (de Brasília)

Mais de Cidades