Facebook
  RSS
  Whatsapp

  10:47

EUA executam homem que matou a esposa e os dois filhos

Morreu oito minutos depois de receber um injeção letal

 

O estado de Missouri, nos Estados Unidos, executou na terça-feira (31) Mark Christeson, um réu de 37 anos, condenado a morte por estuprar e assassinar uma mulher e depois matar seus dois filhos, em 1998.


Christeson foi declarado morto às 19h05 (horário local, 23h05 de Brasília), oito minutos após receber uma injeção letal na prisão estadual de Bonne Terre, informou o Departamento de Correções do Missouri.


No dia 31 de janeiro de 1998, Christeson e seu primo Jesse Carter deixaram a casa de um parente onde viviam no Condado de Maries (Missouri) e seguiram até a casa de uma vizinha.


Christeson e Carter, de 18 e 17 anos respectivamente, tinham a intenção de roubar o veículo de sua vizinha, Susan Brouk.


Os primos entraram na casa, amordaçaram as crianças - Adrian (12 anos) e Kyle (9) -, e Christeson violentou sexualmente Susan.


No entanto, de acordo com confissões posteriores, Adrian reconheceu Carter e, por isso, Christeson decidiu assassinar as três vítimas: "Temos que nos se livrar deles", disse.


Christeson e Carter obrigaram Susan e seus dois filhos a entrarem na parte traseira do carro da família e os levaram a uma lagoa próxima, onde foram afogados, após serem feridos com uma faca.


Dias depois, alertados do desaparecimento, autoridades avistaram com um helicóptero os corpos da família Brouk flutuando na lagoa. Também encontraram marcas de veículo que os levaram até a casa do parente de Christeson e Carter.


Os primos foram presos nove dias depois dos assassinatos na Califórnia, para onde tinham fugido com o carro, uma fuga financiada com a venda de objetos que tinham roubado da casa dos Brouk, como um televisor.


Durante o julgamento realizado em 1999, Carter conseguiu um acordo com os promotores e foi condenado a prisão perpétua após testemunhar contra seu primo Mark, que recebeu a pena de morte.


Nem a Suprema Corte, que tinha suspendido a execução de Christeson em 2014, nem o novo governador do Missouri, Eric Greitens, mostraram piedade pelo preso e permitiram o uso da injeção letal.


Mark Christeson é o quarto réu executado neste ano nos Estados Unidos.

 

Fonte: G1 com Agência EFE

Por Otávio Neto

Mais de Mundo