Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:47

Piauí: vídeo de policiais abordando idoso e dando choque elétrico gera discussão

Vídeo levantou polêmica nas redes sociais, mas versão da polícia é que tudo foi dentro da legalidade e não ouve excesso.

 

A ação de dois policias militares do Grupamento da Polícia Militar (GPM) da cidade de Miguel Alves, a 112 km ao Norte de Teresina, tem gerado discussão nas redes sociais. No vídeo, gravado na tarde de sábado (14/01), os policias imobilizam um idoso de 61 anos de idade. Os dois PMs aparecem no interior de uma residência com o idoso aparentemente imobilizado, mesmo assim eles usam um aparelho para dar choque elétrico contra o cidadão. Toda ação é acompanhada por familiares do homem.

 

O VIDEO PODE SER VISTO AQUI

 

VESÃO DA POLÍCIA

Na manhã desta segunda-feira, a reportagem conseguiu falar com capitão Pedro Moreira, que é comandante da Companhia de União-PI. Segundo Pedro, o vídeo é verdadeiro e as versão dos policiais é a de que estavam fazendo ronda no centro da cidade e avistaram o senhor andando com uma espingarda e um faca na cintura. Deram ordem de parada e em vez de parar adentrou dentro da casa dele e a guarnição entrou atrás, já que estavam em situação de fragrante. “Os policiais disseram que ele investiu contra os policias com a faca e foi usada a força necessária e só entraram na residência por que estava em situação de flagrante, segundo a versão dos policiais” disse o comandante.

 

Pedro Moreira disse que não chegou a ver o vídeo e pode afirmar que a forma de abordagem foi correta, mas o comando vai avaliar. Perguntado sobre o nome dos policiais, Pedro Moreira disse que precisava ver a escala.

 

Nesta manhã, enquanto falava com a reportagem, o capitão Pedro Moreira estava no 16º Batalhão para tratar do assunto com o Major Valter Pinto da Costa.

 

CHOQUE ELÉTRICO

Sobre o uso do choque elétrico, o capitão disse que na reserva de armamento da Companhia não existe o choque elétrico. “Nós não temos esse tipo de equipamento em nosso Batalhão. Eu não vi no vídeo, mas se tiverem usando, eles adquiriram de forma particular” disse. Perguntado se é legal conseguir equipamento de forma paralelo na polícia, o capitão disse que se sim. “A polícia adota o equipamento não letal, inclusive para não usar arma de fogo. Só temos que verificar se se encontra dento dos padrões adotados pelo Policia Militar e tudo isso a gente vai daqui pra frente” concluiu.

 

INVESTIGAÇÃO

O capitão Pedro Moreira disse que se houver denúncia e necessidade de apurar, se perceber que dentro do caso ensejar alguma investigação, será aberto procedimento e os policiais serão ouvidos para saber se foi crime, uma transgressão ou apenas uma abordagem normal.

 

REPERCUSSÃO NA REDE SOCIAL

No facebook, o vídeo divide opiniões. Veja abixo alguns comentários a favor e contra a ação dos policiais.

 

CLIQUE AQUI E VEJA TODOS OS COMENTÁRIOS

 

 

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades