Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:08

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL: Campo Maior conquista pela primeira vez o Selo Unicef

Prêmio é dado aos municípios que conseguem reduzir as desigualdades sociais e garantir direitos as crianças e adolescentes.

 

Esta quarta-feira (30/11) é um dia histórico para Campo Maior. Depois de quatro anos de muito trabalho para garantir o direito à saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes, a atual gestão da Prefeitura de Campo Maior teve os esforços reconhecidos e por uma instituição internacional, Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF que premiou Campo Maior com o Selo Unicef Município Aprovado.

 

O Selo Unicef é dado aos municípios conseguem diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) através da execução de políticas públicas nas áreas da educação, saúde e desenvolvimento social.

 

MATÉRIA RELACIONADA: Campo Maior tem ações aprovadas pelo Selo Unicef e disputa prêmio internacional

 

A noticia foi dada pela articuladora do Selo Unicef em Campo Maior, Micheline Arruda. Ela foi a quem ficou responsável por acompanhar todas as atividades da gestão e indicadores sociais e planejado juntamente com os secretários Professor Ribinha da Educação, Marcelo Miranda da Saúde e Conceição Lima do Desenvolvimento Social sob a coordenação e vigilância do Prefeito Paulo Martins as ações para que fosse possível conquistar o prêmio (VEJA AQUI). “pela primeira vez Campo Maior ganhou (o Selo). Prefeito Paulo Martins está fechando a sua administração com chave de ouro”, disse ela agradecendo a Deus pela conquista. “De 118 municípios do Piauí, apenas 40 foram certificados”, informou.

Equipe que trabalhou durante os quatro anos para melhorar os indicadores que ajudaram na conquista

 

O Prefeito Paulo Martins também comentou o resultado. “Agradeço toda equipe e a sociedade que participaram direta e indiretamente deste projeto para chegar neste resultado. Muito obrigado!”, agradeceu destacando que há expectativa de mais resultados positivos até o final de sua gestão. “Acredito que receberemos ainda este mês resultados de outros projetos. O trabalho não pode parar", destacou o gestor.

 

Da região dos Carnaubais quatro municípios conquistaram o Selo Unicef, Campo Maior, Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e São Miguel do Tapuio. No Brasil, apenas 308 foram premiado o que corresponde a cerca de 27% dos inscritos. Em todo o Piauí, 40 municípios receberam o Selo, são eles: Acauã, Água Branca, Alagoinha do Piauí, Alvorada do Gurguéia, Aroazes, Arraial, Beneditinos, Bom Jesus, Buriti dos Montes, Caldeirão Grande do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Grande do Piauí, Campo Maior, Capitão Gervásio Oliveira, Castelo do Piauí, Cocal, Conceição do Canindé, Curralinhos, Dom Expedito Lopes, Fronteiras Hugo Napoleão, Ipiranga do Piauí, Marcolândia, Monsenhor Hipólito, Olho D'Água do Piauí, Paquetá, Patos do Piauí, Paulistana, Picos, Pio IX, Piripiri, Santa Cruz do Piauí, Santa Rosa do Piauí, São Félix do Piauí, São João do Piauí, São Miguel do Tapuio, Simões, Sussuapara, Teresina e Vila Nova do Piauí.

 

O QUE MUDOU NOS MUNICÍPIOS

 

O objetivo do Selo UNICEF Município Aprovado é contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas púbicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. Os 308 municípios do Semiárido Brasileiro recebem o Selo UNICEF Município Aprovado - Edição 2013-2016, cumprindo todas as etapas necessárias da iniciativa, comprovando avanços na redução das desigualdades sociais e na garantia dos direitos dos meninos e meninas. Eles representam 27,5% dos municípios inscritos.

 

Em comum, estes municípios incluíram a infância e adolescência entre as prioridades das políticas públicas municipais e entenderam a importância das ações integradas para se alcançar resultados. Porque foi a partir de esforços conjuntos entre as áreas de saúde, educação, proteção e assistência das gestões municipais e estaduais e participação da sociedade civil, que estes municípios conseguiram realizar pelo menos 70% das ações estimuladas pelo Selo UNICEF.

 

Em 2017 um novo ciclo terá início para os municípios brasileiros que quiserem concorrer ao selo. Na história de Campo Maior nenhuma outra gestão conseguiu atingir os requisitos na melhoria dos índices sociais para conquistar o Selo Unicef. Mais informações podem ser adquiridas no site: /http://www.selounicef.org.br/semiárido.

Fotos relacionadas

Por Weslley Paz

Mais de Cidades