Facebook
  RSS
  Whatsapp

  18:15

Cerca de 5 mil estudantes fazem provas do Enem neste final de semana em Campo Maior

Além de alunos de Campo Maior, fazem as provas no municípios Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão e Sigefredo Pacheco

 

Após pedido de adiamento à justiça e uma semana de incerteza, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) acontecem neste sábado (5) e domingo (6) para 8,3 milhões de estudantes de todo país. Devido a ocupações de escolas em vários estados, as provas foram adiadas para 240 mil alunos. 


Em Campo Maior, as provas serão aplicadas para 4.731 estudantes em 20 locais. Íris Maria Paz, coordenadora do Enem no município, explica que nesse número estão incluídos alunos de Campo Maior e cidades vizinhas como Jatobá do Piauí, Nossa Senhora de Nazaré, Boqueirão e Sigefredo Pacheco.  


Mais de 500 pessoas trabalham na aplicação das provas. São zeladores, coordenadores e assistentes dos locais de prova, chefes de sala e aplicadores. “Todos os envolvidos na aplicação das provas passaram por um treinamento online e um presencial. Todos estão habilitados a manter a tranquilidade e o bom andamento nesses dias de Enem”, afirma Íris Paz.

 

Segurança 


Para manter os dois dias de provas, a Polícia Militar iniciou na sexta (4) a Operação Enem. São cerca de 30 policiais distribuídos nos locais de provas, equipes em viaturas e escolta de provas e gabaritos. 


“Nosso homens estão preparados para garantir a segurança nesses dias de provas. A orientação é estar presente nas escolas, para qualquer eventualidade intervirmos, e garantir que esse material seja entregue e recolhido sem fraude e com segurança”, explica Capitão Paulo Roberto, subcomandante do 15º BPM e coordenador da operação. 


Horário
Neste sábado (4), os portões serão abertos 11h (horário local) e fechados 12h. A aplicação tem início às 12:30. Os estudantes terão 4h30 min para responder as questões Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. 


No domingo (5), os portões são abertos e fechados no mesmo horário. Contudo, os participantes terão 5h30min para resolver questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. 


O que levar
Para realizar a prova, o participante deve portar de documento de identificação com foto, cartão de confirmação da inscrição e caneta de tinta preta fabricada de material transparente. 


Esclareça duas dúvidas 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades