Facebook
  RSS
  Whatsapp

  01:06

Movimentação nos cemitérios de Campo Maior tem início ainda na madrugada

Cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos três cemitérios da cidade durante todo o dia

 

Os cemitérios de Campo Maior recebem um grande número de visitantes desde as primeiras horas da manhã desta quarta (2), Dia de Finados. A movimentação deve seguir intensa até o final da tarde. Cerca de 30 mil pessoas devem passar pelos três cemitérios da cidade durante todo o dia. 


Ainda era madrugada quando os primeiros ambulantes chegavam aos cemitérios para montar barracas e tentas. Antes da chegada dos primeiros visitantes, velas, fósforos e coroa de flores já estavam expostas para atrair clientes. Alguns ambulantes buscam um lucro a mais e apostam na venda de água mineral e bombons. No cemitério do Bairro São João, por exemplo, até laranjas são comercializadas. 


O raiar do sol trouxe consigo os primeiros visitantes. No “Cemitério Velho”, no centro, a primeira missa de finados teve início às 5h30.  A celebração realizada por Padre Benedito reuniu féis que seguem a tradição Católica. Orações e músicas religiosas buscavam trazer paz ao espírito e conforto as pessoas com familiares sepultados no local. 


No Cemitério do Bairro Cidade Nova, famílias inteiras se reuniram para realizar orações para seus entes queridos. No local onde estão sepultadas as perdas mais recentes, as lágrimas de dor e saudades são constantes. 


Velas acesas, flores adornando as sepulturas, terço na mão e lágrimas nos olhos, é o cenário protagonizado pelos mais idosos. Os mais jovens, em sua grande maioria, se restringem a acender uma vela e no íntimo orar pelos mortos. 

 

Programação
Além da celebração na manhã desta quarta, uma nova missa será celebrada às 19h na Catedral de Santo Antônio. Durante todo o dia segue a visitação. A prefeitura estima que 30 mil pessoas visitem os três cemitérios. 

 

Tradição 
A tradição Católica de reservar um dia para celebrar a alma dos mortos tem origem na era primitiva do cristianismo. O monge Odilo de Cluny se destacou na instituição da data. Em 2 de novembro de 998, ele instituiu aos que seguia a Ordem Benedita a obrigatoriedade de celebrar o Dia de Finados. A partir de então a celebração passou a ser realizada pelos países ocidentais. 

Fotos relacionadas

Por Otávio Neto

Mais de Cidades