Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:23

Imprensa discute sobre comunicação em evento promovido pela Igreja Católica

O evento aconteceu no Salão Paroquial da Matriz de Campo Maior e contou com a participação integrantes das equipes de comunicação da Catedral de Santo Antonio, da Paróquia de São Pedro Nolasco e da Paróquia de Nossa Senhora das Dores.

 Fotos: Pastoral da Comunicação da Catedral de Santo Antonio.

A Pastoral da Comunicação da Catedral de Santo Antônio realizou na manhã deste domingo (30/10), às 10h00min, uma Mesa Redonda com a presença de grandes nomes da comunicação na cidade de Campo Maior. São eles: Valdemir de Castro (Rádio Líder FM), Girlêudo Silva (Rádio Meio Norte FM), Professor Jorge Câmara (Rádio Heróis do Jenipapo) e Weslley Paz (Portal Campo Maior em Foco).

 

O evento aconteceu no Salão Paroquial da Matriz de Campo Maior e contou com a participação integrantes das equipes de comunicação da Catedral de Santo Antonio, da Paróquia de São Pedro Nolasco e da Paróquia de Nossa Senhora das Dores. Também estiveram presentes: O Pároco da Catedral, Monsenhor Paulo Mateus, e o auxiliar, Padre Benedito Inácio.

 

Foram discutidos vários temas baseados no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, como: Os desafios da comunicação contemporânea, ética na comunicação, liberdade de expressão, interatividade no rádio e na internet, e como comunicar de forma eficiente. Quem mediou foi o coordenador paroquial da PASCOM da Catedral, Helder Felipe.

 

 

No início do encontro, todos os participantes rezaram em voz alta, agradecendo a Deus por ter dado ao homem o conhecimento necessário para que ele pudesse criar os mais variados meios de comunicação, e logo em seguida, cada comunicador pôde contar como se deu o seu envolvimento com as mídias sociais.

 

O radialista Valdemir de Castro agradeceu o convite da PASCOM e relatou que o seu conhecimento sobre comunicação se deu mais na prática diária: “Desde os meus quinze anos e idade que eu me apaixonei pelo rádio, e para chegar ao microfone de uma emissora, eu escolhi a área esportiva. O jornalismo veio como uma vocação muito mais por uma questão política”. Já Jorge Câmara contou que o seu encontro com a comunicação se deu através da Igreja Católica: “Na década de 70, nós tínhamos um jornal chamado A voz da Fé, e nessa época, a Igreja percebendo a sua preferência pelos mais pobres, criou as CEBS (Comunidades Eclesiais de Base). Isso fez que com nós tivéssemos uma formação muito especial, com a figura do Monsenhor Isaac Vilarinho”, relatou.

 

 

Weslley Paz falou sobre as suas experiências nas rádios: Liberdade AM, Mais FM, 13 de Março FM e Campo Maior FM. “Passei pelo Portal da Clube e em seguida fui para o Portal Campo Maior em Foco como voluntário. O site não tinha publicidade e faturamento. Hoje, graças a Deus, temos um alcance muito grande”, disse. O apresentador do Jornal Regional, Girlêudo Silva, parabenizou pela iniciativa da Pastoral da Comunicação e disse que foi atraído para esse meio por causa de seu avô, e que já integrou rádios de Teresina e de Campo Maior. “A cada dia eu me surpreendo com o que o rádio é capaz, se a gente faz um comentário no rádio meio dia, quando a gente anda pelas ruas da cidade as pessoas comentam” relatou ele.

 

 

Outros temas muito debatidos foi o da imparcialidade e da importância da apuração dos fatos antes de serem noticiados. Uma das questões levantadas por Girlêudo Silva foi a “fusão” que está acontecendo entre veículos de comunicação mais tradicionais com os que foram criados recentemente, dando como exemplos os jornais de grandes circulação que estão migrando para a plataforma online.

 

Durante a troca de pensares, o Padre Benedito Inácio falou um pouco da importância da Igreja para a comunicação: “Nós sabemos que a Igreja não tem partido, mas ela sempre foi uma estimuladora, tanto na questão da comunicação, como no crescimento do ser humano.”

 

 

Ao final, os comunicadores agradeceram o convite e parabenizaram a Igreja Católica pela iniciativa. Logo após a mesa redonda, foi servido um lanche aos participantes. O evento foi transmitido “ao vivo” através da fanpage da Catedral de Santo Antônio e pode ser assistido na íntegra (facebook.com/catedralsa).

 

Mais fotos:

 

 

 

 

 

 

Reportagem: catedralsa.org

Por Helder Felipe

Mais de Geral