Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:33

Mão Santa ressurge na política do Piauí, vencendo eleição na segunda maior cidade do estado

"A nossa luta hoje é pela nova independência. Estamos aqui numa comemoração para a história de Parnaíba. A prefeitura era corrupta como todo o PT e tinham 19 partidos, nós só tínhamos Deus e o povo de Deus e conseguimos nos reeleger", afirmou Mão Santa

 Com informações do cidadeverde e AZ

O ex-governador do Piauí e ex-senador Mão Santa (SD) ressurge com força total na política do estado ao vencer a eleição para prefeito da segunda maior cidade do estado do Piauí, Prnaíba. Com 45,53% dos votos válidos, Mão Santa derrotou o atual prefeito Florentino Neto (PT), que concorria à reeleição. Mão Santa havia sido prefeito da cidade ente 1989-1992. A coligação de Mão Santa tinha apenas os partidos SD e PSL, mas nas últimas semanas de campanha ganhou o apoio da deputada estadual Juliana Morais e do ex-governador Zé Filho, ajuda considerda decisiva.

 

"A nossa luta hoje é pela nova independência. Estamos aqui numa comemoração para a história de Parnaíba. A prefeitura era corrupta como todo o PT e tinham 19 partidos, nós só tínhamos Deus e o povo de Deus e conseguimos nos reeleger", afirmou Mão Santa ao cidadeverde.com.

 

Sua esposa Adalgisa Moraes Sousa afirmou que a eleição demonstra um desejo de mudança da população do município. "Isso está mostrando a vontade do povo de mudança. O povo tem poder e Parnaíba mostrou novamente repudiando esse governo corrupto que está aí", pontuou a nova primeira dama.

 

Parnaíba teve 2.252 votos brancos e 5.566 votos anulados. 85.979 eleitores compareceram as urnas e a abstenção foi de apenas 17,56%.

 

HISTÓRICO

Mão Santa foi prefeito de Parnaíba entre 1989 e 1993. Venceu a disputa contra Paulo Lages (PMDB) em 1988, após duas tentativas de se eleger, em 1982 e em 1976.

 

Foi deputado estadual (1983-1987) e suplente de deputado federal (1986).

 

Quando se candidatou a governador, em 1994, poucos apostavam em sua vitória, mas venceu e em 1998 reelegeu-se, numa disputada marcada por denúncias de corrupção e que lhe custariam o cargo em 2001.

 

Com o mandato cassado, Mão Santa foi decisivo para a eleição de Wellington Dias em 2002 e elegeu-se também senador.

 

Em 2004, lançou candidatos a esposa e o filho, em Teresina e Parnaíba, respectivamente. Perdeu as duas eleições. Em 2006, candidato a governador foi derrotado por Wellington Dias. Dois anos depois, em 2008, colocou a esposa Adalgisa na disputa pela Prefeitura de Parnaíba. Perdeu. Em 2010, tentando a reeleição para o Senado, mais uma vez não logrou êxito e repetiu o mau desempenho em 2012, quando disputou a eleição para prefeito e foi derrotado por Florentino Neto, do PT.

 

Na última eleição estadual de 2014 candidatou-se de novo ao governo do estado, perdendo novamente.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Política