Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:17

Campo Maior e cidades da região devem conhecer novos prefeitos até às 21h

Para a Justiça Eleitoral a dificuldade maior são as urnas que estão instaladas na zona rural

 Juiz Litelton Vieira estima que apuração seja concluída antes das 22h

Mais de 31 mil campomaorense devem ir às urnas neste domingo (2). A votação que teve início às 8h prossegue até às 17h em 160 colégios da zona urbana e rural. Após o dia de votação, a expectativa dos eleitores se volta para a apuração dos votos. Em Campo Maior, os eleitos devem ser anunciados até às 21h, segundo estimativa da Justiça Eleitoral. 


O juiz da 7ª Zona Eleitoral, Litelton Vieira, explica que a apuração dos votos tem início logo que as urnas cheguem ao cartório eleitoral do município. “As urnas são trazidas com todo um aparato de segurança ao cartório. Assim que forem entregues nós começamos apurar os números”, diz. 


Para o juiz, os votos devem estar 100% apurados até às 21h deste domingo. Para ele, a dificuldade maior são as 33 urnas que estão instaladas na zona rural. 


“As urnas da cidade chegam rápidas. Mas as da zona rural geralmente são mais demoradas. Temos comunidades distantes. Os carros que as transportam geralmente sofrem com algum problema e ocorre o atraso na entrega. Dessa forma estimamos que até às 9 da noite nós já tenhamos o prefeito e os vereados eleitos”, explica. 


Cidades vizinhas
Segundo o juiz Litelton Vieira, a contagem dos votos poderia ser mais rápida em Campo Maior caso  cartório não abrigasse cidades vizinhas de Sigefredo Pacheco, Jatobá do Piauí e Nossa Senhora de Nazaré.


“O cartório é responsável ainda pelas cidades da região, o que é um trabalho bem maior. Temos urna, por exemplo, que fica na zona rural de Sigefredo Pacheco que percorre 100 km até Campo Maior. Nossa expectativa é que nessas cidades os prefeitos e vereadores também sejam conhecido até às 9 (da noite)”, finaliza. 

 

Cobertura do Em Foco 

A partir das 16:30 dede domingo (2) o Em Foco inicia a cobertura EM TEMPO REAL da finalização da votação e da marcha de apuração. O portal divulgará os primeiros números para prefeito e vereadores assim que as urnas forem fechadas. O portal alimentará a todo instante novas informações e números diretos das seções eleitores e do Cartório Eleitoral. 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades