Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:02

Empresário é condenado a 50 anos de prisão por três assassinatos no Piauí

O ex-coronel Correia Lima já foi condenado no mesmo caso que ficou conhecido por Caso Queimados

 

Após um julgamento que durou mais de 12 horas, o empresário Abraão Rodrigues Viana Filho foi condenado a 50 anos e dois meses de prisão pelos crimes de participação em organização criminosa, sequestro e homicídio triplamente qualificado. O ‘Caso Queimados’ ficou conhecido pelos assassinatos de Erinaldo Liberal Xavier Júnior e Hélio Araújo Silva, que trabalhavam como representantes de vendas. O crime aconteceu na localidade Taboca do Pau Ferrado, em Teresina, no dia 6 de março de 1998.

 

O ex-coronel Correia Lima já foi condenado no caso em que as vítimas tiveram seus corpos queimados, depois de serem sequestrados, amordaçados e executados com tiros na cabeça. Segundo apurou a promotoria, os dois morreram por terem causado desfalque, que chegaria a R$ 100 mil, na loja que eram de sociedade de Correia Lima com o empresário, envolvida numa série de outros crimes, como lavagem de dinheiro e pistolagem.

 

No julgamento encerrado na noite desta segunda-feira (05/09), o empresário alegou inocência, mas o tribunal popular do júri votou de forma unânime pela condenação de Abraão Rodrigues. O empresário passou anos foragido, mas foi preso em 2012 no Rio de Janeiro.

 

Também já foram condenados neste caso os policiais militares Raimundo Xavier da Silva e José Correia Braga Neto, além de Domingos de Sousa e Evaldo Macedo Cavalcante Júnior.Em 2011, Após mais de 15 horas de julgamento o Tribunal do Júri do Estado do Piauí decidiu pela condenação do ex-coronel da Polícia Militar José Viriato Correia Lima. Ele foi condenado por duplo homicídio doloso qualificado e teve pena de 47 anos e três meses de prisão.

 

Segundo o Sargento Francisco da Polícia Militar, Correia Lima saiu de tribunal já preso. "Ele foi ao Instituto Médico Legal de Teresina para fazer exame de corpo e delito e seguiu para o presídio de Parnaíba em uma viatura do RONE", afirmou o sargento.O ex-coronel foi julgado pelo ‘Caso Queimados’, em que é acusado de assassinados de Erinaldo Liberal Xavier Júnior e Hélio Araújo Silva, que trabalhavam como representantes de vendas. O crime aconteceu na localidade Taboca do Pau Ferrado em 06 de março de 1998.A condenação atendeu pedido do dos promotores Eliardo Cabral e João Malato Neto, que entenderam que as provas nos autos eram mais que suficientes para a condenação do militar.

 

A sentença condenando Correia Lima veio através do Júri Popular formado por sete pessoas.

 

Conforme havia antecipado, o promotor Eliardo Cabral pediu a prisão preventiva de Correia Lima assim que a sentença foi lida. Ele ficou preso desde então no Presídio de Parnaíba.

 

Fonte: 180graus

Por Otávio Neto

Mais de Polícia