Facebook
  RSS
  Whatsapp

  02:05

Justiça Eleitoral recebe três denúncias de irregularidades em Campo Maior

As denúncias foram feitas por eleitores através do aplicativo PARDAL

 

O Tribunal Regional Eleitoral recebeu três denúncias de irregularidades nas campanhas políticas de coligações que concorrem nas eleições de outubro em Campo Maior. As denúncias foram feitas por eleitores através do aplicativo PARDAL. 


As denúncias recebidas seguem agora para a análise de juízes eleitorais que decidirão a veracidade das irregularidades apresentadas. Caso sejam aceitas, uma investigação do Tribunal Regional Eleitoral será instalada para apurar as denúncias. 


Segundo o TRE,  o aplicativo PARDAL já recebe de todo o Piauí 267 denúncias. Teresina é o município com o maior número; 42 no total. Logo em seguida aparece Caridade do Piauí com 36 denúncias e Paulistana com 11 casos. 


A maior parte das denúncias é de propaganda eleitoral irregular, crime eleitoral, uso da máquina pública, compra de votos e de doações e gastos eleitorais. 
 
Como funciona 
O “PARDAL” é uma ferramenta da Justiça Eleitoral para que o eleitor fiscalize os candidatos. Através dele podem ser feitas denúncias de irregularidades. Fotos, vídeos e áudios podem ser enviados como provas das denúncias. O PARDAL é uma forma de coibir crimes no período de campanha. 


O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativos Google Play e Apple Store.  Ele está disponível ainda através do endereço pardal.tre-pi.jus.br/pardal.

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades