Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:24

Operação termina com sete prisões e 98 veículos apreendidos no Piauí

Teve o objetivo de verificar as condições de circulação e transporte de cargas e pessoas e reduzir os índices da criminalidade em geral

 

Sete pessoas foram presas durante uma megaoperação deflagrada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na região de Picos entre os dias 19 e 23 deste mês. A Operação Guaribas II teve o objetivo de verificar as condições de circulação e transporte de cargas e pessoas e reduzir os índices da criminalidade em geral, bem como infrações de trânsito naquela região do Estado.

 

A ação abrangeu os municípios de Picos, Passagem Franca, Jaicós, Patos, Oeiras, Marcolândia. Alegrete e Fronteiras .Ao todo, a PRF fiscalizou 413 veículos dos quais 98 foram recolhidos porque circulavam com irregularidades. Os problemas detectados incluíam excesso de peso, más condições do veículo, transporte inadequado de carga, condutores inabilitados e ausência de equipamentos obrigatórios.

 

Com relação ao excesso de peso, a PRF lembra que a conduta danifica as vias e torna mais difícil o controle do veículo. Somente em cinco dias operação, 150 toneladas de carga em excesso foram retiradas de circulação e os veículos que as transportavam foram autuados.Outro ponto focado pela PRF na Operação Guaribas II diz respeito aos crimes ambientais. Na noite do último sábado (19), foram apreendidas sete aves silvestres sendo transportadas em caminhão. O fato aconteceu no quilômetro 467 da BR-407, em Jaicós, e o condutor do veículo foi autuado por crime contra o meio ambiente, cuja pena prevista é de seis meses a um ano de detenção e multa.

 

Além de crimes ambientais, a PRF flagrou ainda 65 motociclistas trafegando sem usar o capacete. O equipamento é fundamental para a preservação da vida e integridade dos ocupantes do veículo. Pelo menos outras 502 pessoas também foram flagradas cometendo infrações de trânsito. Para a PRF, este índice é preocupante porque o desrespeito ao Código e Trânsito Brasileiro está diretamente relacionado aos acidentes que se registram nas rodovias federais que cortam o país.

 

Fonte: Portal O Dia 

Por Otávio Neto

Mais de Polícia