Facebook
  RSS
  Whatsapp

  23:42

Moradora de Campo Maior pode ser a mulher mais velha do Piauí e do Brasil

Aposentada pode ser a mais velha do Piauí e do Brasil. Ela ainda faz pequenas atividades domésticas

 

No último domingo a TV Clube do Piauí divulgou matéria contando a história da aposentada Francisca Belina Soares. Ela pode ser a mulher mais velha do Piauí e uma das mais velhas do Brasil. O registro, no entando, não é oficial. Francisca Belina mora no Parque Everest em Campo Maior (82 km ao norte de Teresina), em companhia de filhos, mas viveu praticamente toda a sua vida na zona rural, trabalhando na roça.

 

Na sexta-feira (05/08) a aposentada completou 114 anos de idade e ganhou um bolo, parabéns de familiares e amigos e até música ao vivo. Segundo a reportagem, dona Belina demonstra ter grande energia e ainda faz algumas atividades em casa. "Eu trabalhava de roça. Plantando, cavando para plantar milho, feijão branco", lembra.

 

Todos os documentos atestam e comprovam a vida secular da agricultora nascida em 08 de agosto de 1902. A aposentada chegou ao Piauí em 1958 após deixar o Ceará com a família que foi expulsa pela forte seca que castigou o sertão nordestino naquele ano.

 

 

Criou vários filhos ao longo desses tempos e atualmente possui uma família numerosa com vários descendentes. "Nós descobrimos que tínhamos uma sócia nascida em 1902 e ficamos muito interessados em saber quem era essa pessoa. Fizemos um levantamento e chegamos até a dona Belina. Inclusive quando cheguei aqui ela estava lavando uma pia que tinha aqui. A gente falta é não acreditar e estamos querendo concorrer com a mulher mais velha do Brasil", disse Francisco das Chagas Silva, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Campo Maior.

 

A neta, Ediane Soares, é só agradecimentos ao carinho da avó. Desde criança ela sempre morou com dona Belina e destaca que a agricultora é um exemplo para todos da família.

 

 

"Eu sempre me criei com ela. Ela é uma pessoa que ajudou muita gente. Eu a amo muito e gosto muito dela. Ela é tudo para nós todos, um exemplo de vó e de mãe. É uma vó guerreira", falou emocionada.

 

Com parentes e amigos, a idosa celebrou o centésimo décimo quarto aniversário na casa onde mora na zona rural de Campo Maior. A festa foi animada ao som de uma sanfona e com músicas do ícone Luiz Gonzaga, canções que a Dona Belina gosta bastante e que ainda pretende continuar ouvindo por mais alguns anos.

 

OUTRAS IDOSAS NO PIAUÍ

O Em Foco fez buscas na propria internet e os registros de mulheres mais idosas no Piauí constam Isabel Lúcio, do município de Boqueirão do Piauí, que teve sua história contada aqui mesmo. Ela tinha 109 anos, quando faleceu.

 

Em 2012, foi mostrada a história de Constância Raimunda do Nascimento, moradora da zona rural do município de Murici dos Portela, a 261 quilômetros de Teresina. Ela tinha 112 anos outubro de 2012. Se ainda viva, seria mais velha. 

NqF_IUDDoak

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades