Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:01

Quatro são presos suspeitos da chacina no interior do Piauí

Seis pessoas foram mortas em crime de pistolagem na zona rural de Alegrete do Piauí na noite desta quarta-feira

 

O secretário de segurança Fabio Abreu confirmou que quatro suspeitos de envolvimento na chacina ocorrida em Alegrete do Piaui foram presos na cidade de Fronteiras. “Os suspeitos possuem parentescos com as vítimas. Foram detidos, pois há fortes indícios da participação. Eles não confessaram ainda, mas pelo histórico deles, e pelos depoimentos de testemunhas, já foi solicitada a prisão preventiva. Isso serve para que nós apuremos melhor nos próximos 30 dias e evitemos que eles fujam. Se não conseguirmos provar a participação deles, vão ser colocados em liberdade”, afirmou.

 

O secretário afirmou que o delegado Paulo Nogueira vai assumir o caso e que os conflitos entre os suspeitos e as vítimas são antigos. “Todos que moram naquela região possuem algum tipo de parentesco, e há muitos conflitos. Há desentendimentos familiares, misturando com passionalidade”, explicou


O secretário confirmou  que as vítimas haviam recebidos ameaças. “Inclusive solicitamos o mandado de busca e apreensão e foram encontradas armas na casa das vítimas. Na ocasião o irmão da Maria do Socorro assumiu a posse, foi detido, mas pagou fiança. A rixa continuou até que houve consumação dos assassinatos”, disse.

 

AS VÍTIMAS

Cícero Domingos de Carvalho - Conhecido como Ciço, ele era aposentado e vivia dentro de casa pois há muito tempo sofria com problemas no coração. Era o patriarca da família assassinada

Francisca Luiza de Carvalho - Esposa de Ciço, era dona de casa.

Sílvia Francisca de Carvalho - Conhecida pelos vizinhos como Silvinha, filha do casal de idoso, tinha um pequeno comércio próximo à casa onde ocorreu o crime e vivia junto com um morador da comunidade. Ela era mãe de Maria "Galêga" .

Maria do Socorro Carvalho - ‘Galêga’, tinha 23 anos e estudava. Vivia viajando por causa dos estudos e costumava passar maior parte do tempo na cidade de Picos.

Sildo de Carvalho - Filho adotivo do casal de idosos, trabalhava na roça, tinha uma pequena criação de gado e era dono de uma das motos encontradas no local.

Bartolomeu Gomes - Era sobrinho de Cicero Domingo, por parte de pai. Estava na casa do pai e foi conferir o que estava acontecendo. Era dono da moto que estava do lado de fora da residência.

 

Vítima da Chacina de Alegrete do Piauí estava cursando o 4ª ano de Direito

Uma das seis vítimas da chacina no município de Alegrete do Piauí, Maria do Socorro Carvalho, de 23 anos, era estudante do 4ª ano de Direito na Faculdade RSA em Picos e desde então passava a maioria do tempo viajando. Além disso, era formada em Pedagogia e Teologia. Ela morava na casa com os avós, onde foi assassinada. 

 

 

‘Galêga’, como Maria do Socorro era conhecida em Alegrete, era, aparentemente tranquila e pacata, mas na verdade era a principal suspeita de pelo menos dois assassinatos ocorridos em Alegrete do Piauí.

 

O primeiro foi em 2012, quando a jovem Ciamara de Sousa Ramos, de 19 anos, saiu com Galega e acabou sendo morta em circunstâncias ainda hoje duvidosa numa estrada vicinal entre os municípios de Alegrete do Piauí e Padre Marcos. Ela foi morta com dois tiros na cabeça, no dia 17 de outubro de 2012. O motivo seria disputa por pontos de drogas com Galega. As duas eram primas.


O segundo crime foi do jovem George Francisco de Carvalho, 20 anos, morto a tiros numa estrada vicinal que liga a sede de Alegrete ao povoado Pocinhos no mês de junho deste ano. George Ramos era professor e cursou junto com Maria do Socorro o curso de Teologia pelo Instituto Ruymar Gomes – IERG. Ele seria testemunha contra Galega no caso do assassinato de Siamara. Ele também era primo de Galega.

 

O promotor de justiça de Fronteiras-PI, Edgar Bandeira Filho, disse que, na semana passada, foi feita por duas vezes busca a e apreensão na residência e foram apreendidas duas armas. Ele lembra que ela não chegou a ser indiciada ou processada pelos crimes do qual era suspeita.

 

O Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Carlos Augusto, afirmou que Maria do Socorro Carvalho era bastante conhecida na região e era suspeita de assassinato, não apenas de dois, da amiga e de uma suposta testemunha do crime, mas também de outras mortes.

 

Segundo ele, as investigações estão sendo feitas sobre as causas da chacina em Alegrete do Piauí, e leva em conta a possibilidade de ter sido vingança e crime ou crime relacionado com tráfico de droga, já que a região fica próximo do Peligno da maconha, na região de Pernambuco.

Fonte: 180/MN e Piauiemfoco

Da Redação

Mais de Polícia