Facebook
  RSS
  Whatsapp

  21:08

Região de Campo Maior deve ganhar 40 novos policiais em julho

A partir de julho o efetivo da região será ampliado e os pequenos municípios serão beneficiados.

 Major reconhece a falta de efetivo (Foto: Divulgação)

Em pouco mais de um ano o Piauí registrou o alarmante número de quatro casos de estupros coletivos. Dois deles aconteceram na região dos carnaubais. Em maio do ano passado Castelo do Piauí ficou conhecida pelo estupro contra quatro menores. Agora foi a vez de Sigefredo Pacheco ganhar repercussão nacional pela violência.  


Esses dois casos somados a chacina em São Miguel do Tapuio, apreensão de avião com drogas em Assunção do Piauí e os casos assaltos e assassinatos chamaram atenção para a segurança de pequenos municípios da região de Campo Maior. 


O pequeno efetivo de policias é descrito pelo Comandante do 15ª Batalhão da Polícia Militar, Major Etevaldo Silva, como o principal desafio a ser enfrentado. São em média quatro policiais por Agrupamento de Polícia Militar (GPM), enquanto o necessário seria o dobro disso - oito policiais. 


O Major Etevaldo revelou que devido à carência de efetivo, há dias na semana que as cidades ficam sem policiais. “Tem dia na verdade que não tem ninguém (em Sigefredo Pacheco) pela carência de efetivo que nós temos. Não é só lá não (em Sigefredo), são em todos os municípios da região. Ninguém pode esconder. Há essa carência e o governo sabe disso”, falou Etevaldo. 


O comandante, no entanto, demonstra esperança ao anunciar a chegada de 40 novos policiais militares ao 15ª Batalhão. Segundo ele, a partir de julho o efetivo da região será ampliado e os pequenos municípios serão beneficiados. 


“Agora no mês de julho nós vamos receber o efetivo de 40 policiais. E agente acredita que com esse reforço melhore. Não dá para colocar ainda o ideal, que seria oito policiais em cada cidade dessas, mas vamos tentar nessas cidades onde tem o índice de maior ocorrência de criminalidade distribuir esse efetivo nesses municípios”, explicou. 


Os novos policiais deverão concluir o curso de formação de soldados até o final de julho. A Secretaria de Segurança de Estado garantiu que 40 dos formando serão lotados no 15ª Batalhão.  

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades