Quem estuda ou trabalha em Teresina e faz uso diário dos ônibus da empresa Barroso sabe o quanto o serviço prestado pela companhia deixa a desejar. Se listarmos aqui os problemas muita gente se identificará. Então vamos lá: ônibus velhos, superlotação, péssimo atendimento de motoristas e cobradores (não são todos, mas a grande maioria), baixa quantidade veículos, discrepância de horários etc...
Toda nova viagem a empresa ganha novos adjetivos. São os mais diversos e mais cômicos que podem existir. Contudo, desrespeito é o mais apropriado para qualificar o tratamento ofertado aos usuários. Os problemas e as reclamações começam desde as 5:h e seguem até as 22:h. Uns sofrem calados enquanto outros disparam contra quem aparecer na frente.
Os ônibus que saem de Campo Maior nas primeiras horas do dia já partem rumo a Teresina lotados. Na parada do Posto São Luís os primeiros a adentrarem ocupam as últimas cadeiras e os demais encaram a viagem de 1h 30 min em pé. Com os usuários que embarcam nas comunidades rurais o restante do corredor é ocupado. Essa quantidade de passageiros, no entanto, não evita do busão de parar em Altos. Novos usuários adentram e o restante do trajeto é quase insuportável.
Se pela manhã é ruim, imaginem a noite. Depois de um dia inteiro de trabalho, a cabeça matutando dentro da sala de aula você ainda enfrentar uma viagem de Teresina a Campo Maior em pé. E não basta vir em pé. Tem que vir num ônibus superlotado, sofrendo desaforo dos cobradores sem preparo e motoristas extremamente mal educados.
Ônibus parado na PRF e passageiros que seguiam pra Altos obrigados a descerem devido a superlotação
Os três últimos ônibus do dia maltratam os usuários com o longo intervalo de tempo entre um e outro. Vejamos: Um bus sai as 19:h. Depois desse só as 20:30. E em seguida somente as 22:h. Isso gera uma 1h 30 min de espera e superlotação. Na parada da Estação, em Teresina, ocupam-se as últimas poltronas. Desse ponto em diante a sorte está lançada. Nem todos conseguirão entrar.
Para a empresa resta-nos requisitar: treinar seus funcionários para atenderem bem os usuários, respeitar a capacidade dos ônibus, entre as 19h e às 22h pelo menos dois novos ônibus para diminuir o tempo de espera. Para a Polícia Rodoviária resta-nos pedir que fiscalizar com mais rigor. E para o Ministério Público resta-nos rogar, por favor, fiscalize, notifique e busque melhorias para os passageiros.
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Opinião de Otávio Neto
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