Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:23

Tribunal de Justiça mantém condenação de menores do estupro coletivo de Castelo

O TJ decidiu que os menores não foram torturados em Campo Maior como alegou a Defensoria Pública

 Foto: Catarina Costa / G1 PI

O Tribunal de Justiça do Piauí decidiu nesta sexta-feira (03/06) manter a condenação dos três menores acusados de participação no estupro coletivo de Castelo do Piauí. O julgamento que teve mais de 5 horas decidiu que os menores estavam na cena do crime no dia 27 de maio do ano passado e que participaram do estupro das quatro adolescentes. 


Os menores já haviam sido condenados pelo juiz de Castelo do Piauí, Leonardo Brasileiro por quatro estupros, um homicídio e três tentativas de homicídios. Os jovens de idades entre 15 e 17 anos foram condenado a 24 anos de reclusão. No entanto, por ser menores, os três acusados cumprirão 3 anos de internação conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).


Depois da decisão dessa decisão, a defesa alegou que os adolescentes haviam sofrido torturas no trajeto entre Castelo do Piauí e Campo Maior para assumirem a autoria dos crimes. Nos depoimentos os jovens confessaram e deram detalhes dos estupros. Mas negaram a versão afirmando que foram espancados por policias. 

 

No julgamento desta sexta (3), o desembargador e relator do caso, Edvaldo Moura, votou favorável a decisão do juiz Leonardo Brasileiro. Moura entendeu depois de ouvir testemunhas que os jovens falaram de forma espontânea nos depoimentos que assumiram a autoria dos crimes. Os desembargadores José Francisco do Nascimento e Pedro Macedo seguiram o voto do relator. 


Com a decisão do pleno do TJ, os três adolescentes retornam para continuar a cumprir medida sócio educativa no Centro de Internação Masculina (CEM). 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades