Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:09

Acompanhe como foi a Procissão de Santo Antônio, abrindo os Festejos de Campo Maior

Veja como foi a cobertura minuto a minuto da procissão de Santo Antonio, padroeiro da cidade de Campo Maior. Milhares de pessoas nas ruas e na Praça Bona Primo.

 Fotos e flashes: Weslley Paz e Domingos José/Campo Maior Em Foco. Edição: Otávio Neto

Atualizada às 20:00 
Encerramos aqui nossa cobertura. Obrigado ao amigo internauta por estar conosco. Boa Noite !


O Em Foco faz a melhor e maior cobertura dos Festejos de Campo Maior. Com um time de quatro repórteres fizemos mais de quatro horas tempo real da procissão que abriu as festividades. Durante as 13 noites você acompanha conosco tudo que acontece na parte religiosa e social. 

 

 

Atualizada às 19:40 
Acontece agora o show do humorista piauiense João Claudio Moreno, no Espaço Cultural.  Acompanhe aqui a programação completa das 14 noites de evento.  

 

Atualizada às 19:38

A imagem de Santo Antônio adentra a Catedral sob aplausos, hinos e choro de fiéis. Ela segue para o altar da Igreja Matriz para as 13 novenas que serão celebradas em homenagem ao padroeiro. 

 

 

Atualizada às 19:31 
A queima de fogos declara aos campomaiorenses abertura oficial dos Festejos de Santo Antônio.  A multidão permanece no pátio da igreja e na Praça Bona Primo acompanhando o ritual que abre as festividades do santo casamenteiro mesmo com a fraca chuva que atinge Campo Maior. 

 

 

Atualizada às 19:25

O público acompanha o tradicional momento que populares escalam o mastro e tentam desatar as cordas usadas no hasteamento. Um primeiro jovem desatou duas das três cordas e acabou desistindo da aventura. Um segundo jovem conseguiu subir e desatar a última corda. Vai começar a queima de fogos declarando ao município que o Festejo do padroeiro está aberto. 

 

 

Atualizada às 19:16
A água que invadiu o local de fixação do mastro foi retirada e o símbolo do santo casamenteiro foi levanto sob aplausos da multidão que acompanha a abertura dos Festejos. Agora o mastro é fixado. 

 

Atualizada às 19:14
A expectativa agora é para o hasteamento do mastro de Santo Antônio. A organização informou que devido à chuva o local onde o “Pau de Santo Antônio” seria levantado alagou e cerimônia está comprometida. 

 

 

Atualizada às 19:08

O prefeito Paulo Martins agradeceu aos servidores municipais que trabalharam na preparação da Praça Bona Primo para receber o público durante as 13 dias de festividades. 


“Agradecer a Deus, a Santo Antônio e aos servidores municipais que há 25 dias estão aqui (Praça Bona Primo) organizando. Os garis, o pessoal da limpeza, da iluminação, da infraestrutura, os professores e todos que colaboram. Já encontrei gente do Maranhão, de Fortaleza, de Parnaíba e os de Campo Maior sejam todos bem vindos Fizemos um calendário para os 14 dias de festa para que as pessoas possam vir e cultivar a fé", disse o gestor.

 

 

Atualizada às 18:58

O Administrador Diocesano Padre Duarte declarou aberto os Festejos de Santo Antônio. “Quero desejar aos que tem sua fé em Santo Antônio um feliz e abençoado Festejo ao povo de Campo Maior e  aqueles que vierem aqui para nos visitar. A comunidade católica daqui ou de fora que seja bem vinda. Declaro aberta as festividades de Santo Antônio”. 

 

 

Atualizada às 18:51

A imagem de Santo Antônio chega a Catedral. A multidão se dispersa pela Praça Bona Primo para acompanhar o pronunciamento de autoridades religiosas e políticas. Logo depois o mastro será erguido no pátio da igreja e haverá queima de fogos. 

 

 

Atualizada às 18:48

Padre Duarte (Administrador Diocesano): “Apesar da chuva. Transcorreu no clima de normalidade. As pessoas acompanharam o padroeiro com o espírito de fé e agora estamos aqui na Catedral. Não temo um Bispo, mas estamos nessa bonita festa". 

 

Atualizada às 18:39
Os sinos da Catedral soam anunciando que o cortejo se aproxima. Depois de pouco mais de 40 min, a procissão percorreu o trajeto que saiu do Colégio Patronato, percorreu a Avenida Santo Antônio e a Rua Siqueira Campos. 

 

 

 

Atualizada às 18:31
A caminhada da fé segue agora pela Rua Siqueira Campos com destino a Catedral. A organização estima que 10 mil pessoas estejam participando da procissão que abre as 13 noites dos Festejos de Santo Antônio. 


Autoridades e personalidades participam do cortejo.

 

 

Atualizada às 18:20
A multidão de fiéis chega no Terminal Rodoviário. A caminhada continua ganhando volume. Agora a procissão sai da Avenida Santo Antônio e prossegue pela Rua Siqueira Campos. Esse é prajeto mais estreito de todo percurso.

 

 

Atualizada às 18:16
A procissão segue pela Avenida Santo Antônio, onde deve ganhar volume de fiéis. Nas proximidades do Terminal Rodoviário uma grande quantidade de pessoas aguardam o cortejo. O prefeito Paulo Martins acompanha a caminhada ao lado do vereador Carlos Torres, do deputado Aluísio Martins e da Médica Liége Cavalcante.

 

 

Atualizada às 18:05
Tem início a procissão. Uma multidão segue o mastro de Santo Antônio. O cortejo deixa o Colégio Patronato com destino a Catedral. Em instantes deve chegar a Avenida Santo Antônio.  

 

 

Atualizada às 18:01

Autoridades políticas e personalidade campomaiorenses já marcaram presença. O deputado Aluísio Martins chegou na companhia do vereador Carlos Torres. Já o deputado Antônio Félix se encontra com João Alves Filho.  

 

 

Atualizada às 17:56
A procissão deve começar em instantes. A movimentação é intenso. A organização perfila o mastro e a imagem de Santo Antônio. Os fiéis se posicionam logo atrás para dá início a maior procissão religiosa do estado. 

 

 

Atualizada às 17:50

O cortejo com o mastro de Santo Antônio sai do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, segue pela Avenida Antônio, prossegue pela Rua Siqueira Campos até o pátio da Catedral de Santo Antônio. O mastro será erguido anunciando a abertura oficial dos Festejos e logo depois uma queima de fogos dá  Boas Vindas as 13 noites de evento.  

 

 

Atualizada às 17:40

A imagem de Santo Antônio é recebida com foguetório na Capela de Nossa de Lourdes. A imagem do padroeiro de Campo Maior chegou carregada pelo Monsenhor Paulo Mateus, adentrou a capela e aguarda o início da procissão para ser carregada junto com o mastro. 

 

 

Atualizada às 17:35
A chuva continua forte. O início da procissão era aguardado para às 17:h, mas devido a chuva está atrasado em mais de 30 min. Fiéis se abrigam na capela de Nossa Senhora de Lourdes. A organização aguarda a chuva diminuir para dá início a caminhada. 

 

Atualizada às 17:20

Começa a chover em Campo Maior. A previsão meteorológica informa que a pancada de chuva deve ser passageira, mas o que deve atrasar o início da procissão. Os fiéis chegam em grande quantidade para acompanhar a caminhada desde seu começo.  

 

 

Atualizada às 17:10

A Bandeira de Santo Antonio chega no patronato e aumenta a expectativa para o início da Procissão
 

 

Atualizada às 17:05

Um grande número de fiéis se aglomera nas dependências do Colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes, de onde a procissão deve sair daqui a pouco. 

 

 

 

Postada às 17:h

Olá, Boa Tarde! Começa a partir de agora a cobertura em Tempo Real da procissão de Santo Antônio. A caminhada de fé dá início às 13 noites de Festejo do padroeiro de Campo Maior. O evento é considerado o maior movimento Católico do Piauí. 

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Cidades