Facebook
  RSS
  Whatsapp

  06:12

Multirão da Catarata tem início nesta quinta (26) e deve atender 4 mil pessoas em Campo Maior

 Fotos: Ascom

O município de Campo Maior receberá no período de 26 a 31 de maio a 5º edição do Programa Olhar Bem, que realiza consultas, exames e cirurgias de catarata, de forma itinerante e gratuita. Uma reuniuão entre o secretário de Saúde, Francisco Costa, o deputado Aluísio Martins e o prefeito de Campo Maior, Paulo Martins acertou os últimos os detalhes antes do início do projeto nesta quinta. 

 

Os atendimentos são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas a partir de 60 anos de idade ou com catarata traumática e congênita, previamente diagnosticadas. Em Campo Maior serão ofertadas 2.880 vagas para Consultas e 1.200 para Cirurgias, atendendo a população de 24 municípios da Região dos Carnaubais.

 

Para ter acesso aos serviços oftalmológicos, o usuário deve procurar as secretarias municipais de saúde ou seu agente de saúde. Em até dois dias, o paciente passa pela consulta e constatado o diagnóstico de catarata, é submetido à cirurgia. Todos os que passam pela cirurgia recebem kits contendo medicação para uso no pós-operatório e óculos de proteção.

 

 

 Até agora foram realizados quatro mutirões (Picos, Bom Jesus, Floriano e São Pedro do Piauí), totalizando 8.862 consultas realizadas e 5.244 cirurgias realizadas em usuários de 167 Municípios.

 

Depois de estar em Campo Maior, o Programa Olhar Bem vai até Piripiri no período de 04 a 08 de junho, onde serão ofertadas 2.400 vagas para Consultas e 1.000 para Cirurgias para a população de 23 Municípios.

 

Fonte: Ascom 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades