Facebook
  RSS
  Whatsapp

  19:02

Festival de Inverno de Pedro II tem início nesta quinta (26); Veja programação

O evento reúne artesanato, cultura, gastronomia e ecoturismo

 

Nesta quinta-feira (26), terá inicio um dos maiores eventos do Estado do Piauí. Em sua 13° edição, o Festival de Inverno de Pedro II, que segue até o dia 29, reúne turistas do mundo inteiro. O melhor do artesanato, cultura, gastronomia e ecoturismo pode ser encontrado no município.

 

A cidade que fica a 200 quilômetros da capital Teresina, é encantadora, acolhedora e envolvente. Conhecida por muitos como a “Terra da Opala”, que tem como seu principal produto de economia a pedra preciosa, a cidade revela beleza arquitetônica em seus casarios coloniais e paisagens naturais de encher os olhos.

 

Durante o Festival de Inverno, a equipe da Secretaria de Turismo (Setur) estará todos os dias com um estande na Praça da Bonelle, onde serão prestadas informações sobre a cidade. “Pedro II é destaque em nosso Estado e com o Festival só agrega mais ainda seu valor, na ocasião, vamos distribuir a programação do festival, guias de informação com destaques ao estabelecimentos da região, vamos dar informações também sobre os atrativos. Todos os anos estamos presente e somos bastante procurados com relação aos pontos turísticos, especialmente ao morro do gritador”, explica a turismóloga, Romilla Freitas.

 

No período do festival, os turistas podem curtir a cidade de clima ameno durante o dia e também a noite. Artistas nacionais e regionais vão se apresentar nos palcos Opala e morro do gritador. Nomes como Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Gal Costa, Paralamas do Sucesso entre outros artistas regionais levarão boa música ao público seleto. Já durante o dia, nas praças podem ser encontrados o artesanato a base de fio de algodão que dá origem a tapeçarias e redes, além da visitação aos atrativos turísticos.

 

Em Pedro II, as belezas naturais estão entre o Mirante do Gritador, cachoeiras do Urubu rei e Salto Liso, o olho d’água Buritizinho, dentre outros. “A cidade de Pedro II é de uma hospitalidade diferente, as pessoas sempre retornam e isso é nossa resposta do trabalho concluído com sucesso. A união dos orgãos envolvidos faz parte do processo anterior ao festival e o resultado está na cidade cheia, na felicidade dos moradores e dos turistas que lá visitam”, destaca o secretário de Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Júnior.

 

Entre as atividades em Pedro II, no sábado (28) acontece o Desafio Serra dos Matões, que reúne atletas que fazem o percurso do povoado do Mirante do Gritador até o povoado São João. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização. É também um resgate a um dos atrativos turisticos que é a cachoeira do Urubu-Rei. Nesta quinta-feira, vamos realizar uma trilha ecológica desde o Morro do Gritador à cachoeira e poderão ser vistas várias placas relacionadas ao lixo”, ressalta o diretor da prova, Luciano Uchoa.

 

Empresários da rede hoteleira comemoram, já que os estabelecimentos da região estão lotados. “Desde o ano passado já fizemos as pré-reservas, as pessoas que se hospedam no ano anterior, já reservam para o ano seguinte. No carnaval também procuram bastante e já efetuam o pagamento no período da semana santa para garantir”, disse Marlene Rodrigues, proprietária de uma pousada em Pedro II.

 

Ela acrescenta que o Festival de Inverno proporciona ações positivas. “Oferecemos sempre o melhor pensando na volta do turista, trabalhamos com auxilio de guias da cidade e apresentamos aos turistas hospedados. Temos uma boa resposta, a cidade toda se movimenta em torno do Festival”, conclui a empresária.

 

Muitos turistas já estão se preparando para curtir o festival e o que a cidade oferece. “Estou ansiosa, vou todos os anos e parece que é a primeira vez. A cidade tem uma temperatura diferente do que temos na Capital. Gosto de ir pra curtir não somente a noite, mas os passeios durante o dia, as cachoeiras são incríveis. Lá me sinto realmente em casa”, finaliza a pedagoga Liliane Costa, acrescentando que a receptividade de quem mora na região é um dos pontos que fazem o turista retornar todos os anos.

 

Fonte: Ascom 

Por Otávio Neto

Mais de Entretenimento