Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:51

José de Freitas e mais 5 cidades do Piauí receberão implantação de estações pluviométricas

 

A Secretaria de Estado da Defesa Civil do Piauí (Sedec), celebrou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), para implantação de estações pluviométricas em 22 municípios piauienses.

O acompanhamento das ações será realizado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao MCTI.

Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Sedec, Werton Costa, informou que seis estações pluviométricas serão implantadas ainda este ano.

Confira

-José de Freitas

Picos

-Cristino Castro

Murici dos Portelas

Joca Marques

Joaquim Pires

Segundo o diretor, o Cemaden busca ampliar a rede de monitoramento e gerar dados que irão favorecer previsões meteorológicas mais assertivas e eficientes.

Nesta quinta-feira (18), a Diretoria de Prevenção e Mitigação recebeu os representantes da Defesa Civil dos municípios de José de Freitas, Picos e Cristino Castro para o alinhamento dos critérios de instalação das novas estações pluviométricas no Piauí.

"A chegada de novos equipamentos vai fortalecer o monitoramento de desastres socionaturais no Piauí. O Governo está aumentando a capilaridade da rede de observação meteorológica nos municípios", frisa Werton Costa.

O Cemaden faz o monitoramento das áreas de desastres, emite alertas e tem uma rede pluviométrica de equipamentos que coleta chuva em todo o Brasil.

"Esta rede está sendo ampliada e no Piauí a parceria com a Defesa Civil verificou quais as áreas de risco que podem receber esse equipamento. Por meio dessa parceria, o estado terá acesso privilegiado aos dados da rede que vão orientar as políticas públicas de proteção e Defesa Civil", ressaltou Costa.

Além disso, esses municípios contarão com ações e programas voltados para o mapeamento participativo de risco e a gestão de riscos e desastres comunitários, isto para fortalecer as comunidades no embate com os efeitos das mudanças climáticas.

Mais de José de Freitas