Facebook
  RSS
  Whatsapp

  12:50

Eleitores sofrem para realizar recadastramento biométrico em Campo Maior

Segundo o sindicato da categoria, cerca de 50% dos servidores aderiram à greve, e que apenas 30% do atendimento foi reduzido.

 Foto: Otávio Neto / Em Foco

A greve dos servidores da Justiça Eleitoral reduziu drasticamente o atendimento no Cartório Eleitoral de Campo Maior e gerou dúvidas nos eleitores da 7ª e 96ª Zona Eleitoral. Segundo o sindicato da categoria, cerca de 50% dos servidores aderiram à greve, e que apenas 30% do atendimento foi reduzido. 


O número, apesar de ser considerado baixo pelo sindicato, foi capaz de causar um caos no recadastramento biométrico em Campo Maior. Se para quem mora no município está sendo difícil conseguir umas das poucas senhas distribuídas diariamente, o desconforto maior fica mesmo para quem se desloca de Nossa Senhora de Nazaré, Sigefredo Pacheco e Jatobá do Piauí. 


Para quem deseja estar entre as 105 pessoas que são atendidas por dia não terá vida fácil: precisará madrugar nas calçadas do Cartório. Foi o que fez o jovem Jefferson Pinho. Natural de Sigefredo Pacheco, Jefferson dormiu na casa de familiares em Campo Maior para buscar fazer o recadastramento no dia seguinte. 


O jovem chegou ao Cartório Eleitoral às 4:20 da manhã e já encontrou uma longa fila. “Eu acordei 4:h e quando cheguei aqui tinha aproximadamente 20 pessoas na minha frente. Acho isso ridículo”, relatou. Após quase três horas na fila o jovem conseguiu a tão sonhada senha para o atendimento. 


Mas os problemas não ficaram para trás. Já na sala de espera, Jefferson desabafa: “Calor, o povo fica gritando, é gente chegando atrasado e reclamando, um desconforto geral”. Chega à vez do jovem, cinco minutos depois ele retorna com o novo título em mãos. O sorriso no rosto revela a satisfação de quem foi vítima de uma epopeia. 


Não tiveram a mesma sorte cerca de 60 pessoas que se deslocaram de ônibus de uma comunidade rural da cidade de Sigefredo Pacheco. Ao chegarem em Campo Maior às 6:h a fila já ultrapassava o limite máximo estabelecido pelos servidores em greve. 

 

Foto: Otávio Neto / Em Foco


A greve
Os servidores reivindicam perdas salarias de nove anos e questionam o último aumento de 15%, dado em 2012. A categoria conseguiu aprovação no Senado e na Câmara Federal do Projeto de Lei que trata do plano de cargos e salários, mas que foi vetado pela presidente Dilma Rousseff. A pesar do veto presidencial, o sindicato da categoria garante que o atendimento será normalizado a parti do dia 20 de agosto em todo o estado. 


O recadastramento 
Para realizar o recadastramento biométrico o eleitor precisa apresentar cópias do comprovante de residência, CPF e RG, e ainda apresentar a original do título de eleitor.  O recadramento acontece até dia 30 de outrubro. 

 

Por Otávio Neto

Mais de Cidades