Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:04

Salão do Livro de Campo Maior é aberto com vasta programação

Abertura teve palestra com Ana Miranda e shows de Marcelo Ferreira e João Cláudio Moreno.

 

A abertura do I Salão do Livro de Campo Maior (SALICAM) que aconteceu na noite desta quarta-feira (09/03), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, reuniu autoridades, personalidades, escritores, intelectuais e estudantes. “A parti de agora Campo Maior além da capital da carne de sol é também a capital do livro”, afirmou Wellington Soares, um dos idealizadores do evento. 


Ana Cunha, viúva do poeta Cunha Neto que é o homenageado do ano, descreveu o marido como um apaixonado pela cidade e que tentou demostrar esse sentimento através da sua obra. Ana comentou as dificuldades que o escritor passou durante a período dedicado a literatura de cordel. 


“Ele gostou muito de ter nascido aqui, gostou muito de ter vivido aqui em Campo Maior e procurou mostrar esse prazer através de sua vida e através de seu trabalho escrito. Ele foi muito dedicado pelas coisas boas de Campo Maior. Uma vez ele mandou um material para gráfica e não tinha dinheiro. Para pagar ele vendeu o fogão que eu precisava para cozinhar”, contou. 


O Secretário Municipal de Educação, Professor Ribinha, falou da importância de um evento literário em uma cidade histórica como Campo Maior e pregou a necessidade da realização do Salicam todos os anos. “Não tenho dúvida que será Campo Maior antes e depois do Salicam depois de uma programação tão rica. Nosso objetivo é incentivar a leitura e a escrita no município”, disse. 


O Deputado Estadual Aluísio Martins lembrou que o São do Livro foi pensado não só em Campo Maior, mas nos municípios que formam a região.  “Entendo que através da leitura e conhecimento é que se transforma a vida de uma sociedade. E nós enquanto homens públicos temos o dever de criar as oportunidades e as condições para que nosso jovens e nossas crianças tomem gosto pela leitura”, falou. 


Já o Prefeito Paulo Martins lembrou que o Salicam enriqueceu o calendário de festividades do município. O gestor citou os Festejos de Santo Antônio, Sabor Maior e outros. Para ele, o Salicam aquece ainda mais a educação no município e calendário de comemoração ao 13 de março da Batalha do Jenipapo. 


Logo após a abertura o Salão do Livro teve sua primeira palestra com a escritora nacional Ana Miranda. Em “Dias e Dias – Amores e sentimentos e nação”, a cearense conversou com o público sobre o romance escrito a partir da obra do maranhense Gonçalves Dias. No complexo de cultura Valdir Forte se apresentaram o cantor Marcelo Ferreira e o humorista João Claudio Moreno.

 

Quinta-feira (10/03)
8h – Palestra: - “A paixão pelos livros e pela escrita”
Welligton Soares


10h – Musica: “O preço de um resgate”
Isaque Folha


14h - Palestra: “Campo Maior: origens”
Marcus Paixão


16h - Palestra: “A importância da cultura na formação do cidadão”
Cineas Santos


19h – “Batalha do Jenipapo – O povo piauiense não foge à luta”
Fonseca Neto 


21h – Shows musicais: Sílvio César e Banda Validuaté


Sexta-feira (11/03)
8h - Palestra: “A linguagem no século XXI”
Luiz Romero


10h – Espetáculo para crianças: “As aventuras de Cassimiro Coco”
Chagas Vale


12h - Encerramento

 

 

Fotos relacionadas

Por Otávio Neto

Mais de Cidades