Facebook
  RSS
  Whatsapp

  15:34

IBGE alerta para falso cartaz que mostra assaltante com crachá do Instituto no Piauí

 É falso cartaz que alerta sobre assaltante que usa crachá do IBGE em Amarante, no Piauí, diz IBGE — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) negou que um homem esteja se passando por recenseador para realizar assaltos em domicílios de Amarante, durante o Censo Demográfico 2022. Segundo o órgão, a informação circula em redes sociais, por meio de um cartaz falso.

O cartaz exibe o rosto de um homem não identificado, o símbolo da Polícia Militar do Estado de São Paulo e um falso alerta.

"Esse cara está se passando por funcionário do IBGE, ele usa crachá e tudo, depois q (sic) entra na residência anuncia o assalto, repassem para o máximo de pessoas...", diz o alerta.

Para alertar a população, a gerente do posto de coleta do IBGE no município, Luana Pinheiro, e o supervisor Idailton Dias divulgaram um vídeo. No registro, os profissionais contam que a notícia falsa tem dificultado a execução de atividades.

“Está circulando uma notícia falsa de que existe um recenseador indo até as casas dos moradores para praticar assaltos aqui em Amarante. Gostaria de esclarecer que essa história não é verdade, isso não está acontecendo aqui em Amarante. Inclusive isso tá prejudicando nosso trabalho de coleta”, contou Idailton Dias.

Censo 2022 inicia nesta segunda (1º) com quase 3 mil profissionais no Piauí; saiba como vai funcionar — Foto: IBGE/Acervo

Em entrevista à TV Clube, o superintendente de Disseminação de Informações do IBGE, Eyder Mendes, reforçou que, além de amedrontar a população, a fake news prejudica o trabalho de recenseadores e agentes censitários.

"Esse tipo de notícia, fake news, atrapalha no sentido de que não permite a entrada dos nossos recenseadores nos domicílios das pessoas, onde justamente a gente precisa contar a população e saber como elas vivem. A finalidade maior é promover políticas públicas através das informações que a gente vai encontrar nessa pesquisa”, destacou.

“A Prefeitura precisa, por exemplo, do Fundo de Participação dos Municípios. Por exemplo, será que a população de Amarante cresceu pra mudar de parâmetro de perfil no FPM? Não vamos saber se a população não receber o agente”, declarou o superintendente.

De acordo com Eyder Mendes, o falso cartaz circula há pelo menos 10 anos, em vários estados do Brasil.

Saiba como identificar um recenseador

O chefe do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, informou que recenseadores trabalharão uniformizados, com boné e colete azuis com a logomarca do Instituto. No colete, haverá um crachá de identificação, com foto e número de matrícula do profissional.

“A população vai poder reconhecer esse recenseador por meio do uniforme que ele estará trajando. Ele estará com um crachá, esse crachá tem a identificação do agente do IBGE e tem também um QR Code. Então a população pode usar o celular pra ler o QR Code e confirmar a identidade”, comunicou Leonardo.

A identidade dos recenseadores também poderá ser verificada por meio do site do IBGE ou do telefone 0800 721 8181.

Saiba como identificar um recenseador do IBGE  Foto: Reproduo/IBGE

Saiba como identificar um recenseador do IBGE — Foto: Reprodução/IBGE

Censo 2022

O questionário básico do Censo Demográfico 2022 traz os seguintes blocos de perguntas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, registro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade.

Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, rendimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslocamento para trabalho e autismo.

A pesquisa nacional é realizada a cada 10 anos e, com base nesse cronograma, deveria ter sido feita em 2020. O Censo foi adiado inicialmente em razão da pandemia de Covid-19. Mas em 2021 sofreu novo adiamento, por falta de orçamento. Após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), o governo federal liberou os R$ 2,3 bilhões necessários para a realização da operação censitária.

No Piauí, mais de 2,6 mil profissionais no Piauí, entre agentes censitários e recenseadores, trabalham no Censo 2022. Eles devem visitar cerca de 900 mil domicílios nos 224 municípios do estado.

 

Da Redação

Mais de Brasil