Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:32

Hulk brasileiro aplicava óleo mineral para ficar com músculos grandes; substância é nociva

 Fonte: G1

O Synthol, substância que Valdir Segato, conhecido como o ‘Hulk brasileiro’ de Ribeirão Preto (SP), dizia usar para ficar com os músculos maiores não possui uso médico e, quando injetado no corpo, pode causar diversos problemas de saúde, inclusive levar à morte.

Segato morreu na terça-feira (26), no aniversário de 55 anos. O corpo foi velado e enterrado na tarde de quarta-feira (27), no cemitério Bom Pastor, em Ribeirão.

As causas da morte ainda não foram divulgadas e não é possível afirmar a relação com o Synthol.

Composto por uma mistura de 85% óleo mineral, 7,5% lidocaína (anestésico) e 7,5% álcool, o Synthol causa uma falsa sensação de crescimento dos músculos, segundo a endocrinologista Claudia Chang, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM).

“Quando injetado diretamente no músculo, ele causa uma inflamação, que leva ao ‘aumento’ muscular, mas na verdade não é o músculo que hipertrofia e, sim, a substância que causa essa falsa aparência de aumento.”

Claudia ainda comenta sobre os transtornos de imagem corporal, como a vigorexia, que é quando o indivíduo se enxerga com menos músculo e com aparência ‘menor’ do que realmente tem.

“Nessa busca constante por aumento de massa muscular e uma melhor aparência estética, muitos indivíduos fazem uso de substâncias anabolizantes (hormônios em doses suprafisiológicas) ou até mesmo outras, como o Synthol, para falsearem aumento muscular”, explicou.

De acordo com o nutricionista Luis Guilherme Santos de Oliveira, algumas pessoas também utilizam o composto para simular silicone ou implantes que aumentam os glúteos.

Em 2016, Segato afirmou injetar Synthol durante uma entrevista ao jornal britânico Daily Mail. Na ocasião, ele disse saber do perigo, mas continuava utilizando o produto por ter o sonho de aumentar o bíceps até 68 centímetros de diâmetro.

Outra substância também utilizada de forma equivocada, ainda de acordo com Oliveira, é o composto chamado ADE.

Esta substância é uma mistura das vitaminas A, D e E, indicada exclusivamente para animais, mas algumas pessoas também utilizam de forma injetável para aparentar o crescimento dos músculos.

"Para animais, a vitamina A é antioxidante, a vitamina D é para fase de crescimento e a E é fundamental para a recuperação de algum estresse que o animal passou. Então existe um benefício nesse caso, mas é animal, não é para uso humanos", diz Oliveira.

Riscos para a saúde
Entre as complicações do Synthol no corpo estão possibilidade de Acidente Vascular Cerebral (AVC), embolia pulmonar, infarto, disformias e até mesmo amputações.

Além disso, a própria aplicação incorreta do produto pode causar problemas.

“A substância é injetada dentro do músculo e a aplicação incorreta pode lesionar o nervo, por exemplo, ou gerar uma complicação infecciosa, por conta de questões de manuseamento, sem esterilização da pele, dos utensílios”, explica o nutricionista.

Tanto o Synthol, como o ADE, não são vendidos em farmácias e nem prescrito por médicos. Quem adquire para uso humano, segundo o nutricionista, faz de forma clandestina.

Da Redação

Mais de Saúde