Facebook
  RSS
  Whatsapp

  11:05

Sinal de TV em Campo Maior está fora do ar há vários dias, dizem populares

 

Populares entraram em contato com a redação do Em Foco buscando saber a respeito do sinal de TV aberta em Campo Maior que, segundo eles, está fora do ar. Conversamos com outras pessoas, usuárias do mesmo sinal, o analógico, que utiliza a velha anteninha “espinha de peixe” e muitos confirmaram que de fato estão sem ver televisão há alguns dias. 

Conversamos com Gunnar Vingren, que durante muitos anos foi o responsável pela manutenção deste sinal na cidade. Segundo ele, o sinal analógico de TV aberta em Campo Maior está ativo. Porém, se está fora do ar, basicamente o problema está relacionado a falta de manutenção, seja na antena do usuário ou mesmo na torre de transmissão. Uma antena mal posicionada ou um cabo desgastado ou mal conectado podem acarretar problemas na captação da imagem e do som transmitidos. Mas há também a possiblidade do problema ser na torre de transmissão que também precisa de manutenção vez ou outra. Esta é a causa mais provável já que vários usuários reclamaram da falta de sinal. Em Campo Maior a torre fica no Bairro Fripisa e é utilizada por pelo menos 4 emissoras para a transmissão do velho sinal analógico. 

Este tipo de sinal em Campo Maior tem ficado quase esquecido nos últimos tempos e quase não se vê mais pelos telhados a antena “espinha de peixe”. Mesmo as parabólicas, em formato de guarda-chuva, estão aos poucos desaparecendo, dadas as opções que se apresentam hoje em dia, como antenas circulares menores e mais fáceis de instalar e os canais por assinatura. Ainda há nesse meio os que já se adaptaram a ver TV unicamente pela internet onde as velhas antenas são desnecessárias. 

Segundo a Agência Brasil o sinal analógico será desativado definitivamente no próximo ano, em 2023. Este é o prazo final estabelecido pela ANATEL para que as emissoras de TV façam a transição do analógico para o digital. 

Como fazer para receber o sinal digital?

No início o governo federal lançou um programa em que todas as famílias inscritas em algum tipo de programa social receberiam em casa um kit com uma antena (UHF) e um conversor, porém esse kit se tornou desnecessário, pois, de 2010 para cá, todos os aparelhos de TV fabricados já são comtatíveis com essa tecnologia. Então, basicamente, basta ligar a antena UHF para receber o sinal digital e buscar os canais de TV aberta. 

Procuramos conversar com algum responsável por parte da prefeitura municipal para falar sobre o problema, porém não tivemos sucesso.

Walton Carvalho

Mais de Cidades