Facebook
  RSS
  Whatsapp

  20:40

UBS no Bairro Cariri em Campo Maior está sem médico há 20 dias

 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) situada na Rua Elesbão Andrade no Bairro Cariri em Campo Maior está há cerca de 20 dias sem um médico para atender aos usuários do SUS. Segundo informações de populares, o posto, que atende tanto o Bairro Cariri quanto o Bairro Califórnia, precisa redirecionar seus pacientes para outras unidades de saúde provocando transtornos para os mesmos por conta da distância que as vezes precisam percorrer. Não há dúvidas sobre a importância da presença diária de um médico, além de enfermeiros, nos postos de saúde, por conta da proximidade com as pessoas o que favorece um atendimento mais humanizado e promove conforto sobretudo às crianças pequenas e aos idosos que têm dificuldade de se locomover.

Usuários se manifestaram nas redes sociais quanto a essa problemática, pedindo providências por parte do poder público municipal o quanto antes.

O Em Foco esteve no Bairro Cariri e conversou com alguns profissionais que estavam presentes na UBS. Segundo a enfermeira de plantão, a última médica, Drª Dayane, ainda fazia parte do programa Mais Médicos, atual Médicos Pelo Brasil, e que a mesma não teve seu contrato renovado, tendo trabalhado até o dia 15 de junho. Agora, a unidade de saúde aguarda uma definição da Sesapi junto ao Ministério da Saúde para ver como vai ficar a situação e de quem será a responsabilidade pela contratação de um novo profissional, se do Ministério da Saúde ou da gestão municipal.

Ainda segundo a enfermeira, o atendimento aos pacientes não estaria sendo prejudicado, pois os mesmos estão sendo redirecionados para o Centro de Especialidades Médicas, no complexo da Secretaria de Saúde, no Bairro de Fátima.

Walton Carvalho

Mais de Cidades