Facebook
  RSS
  Whatsapp

  04:49

Bolsonaro desmarca encontro com presidente de Portugal por causa de agenda com Lula

 Rebelo e Bolsonaro em 2019. Foto: Antonio Cruz/Agencia Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, se posicionou após o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (PL) desmarcar um encontro entre os dois previsto para acontecer na próxima segunda-feira (4), em Brasília.

"Quem convida pra almoçar é que decide se quer almoçar ou não. Se o presidente da República Federativa do Brasil entende que não pode, não quer, não é oportuno, que não entra na sua programação. Eu respeito quem convida deixar de convidar pelas razões que queira, por inoportunidade política, pessoal", disse o presidente português.

Bolsonaro decidiu impor uma retaliação a Marcelo Rebelo de Sousa, depois que soube que o mesmo terá uma agenda com o ex-presidente Lula. O presidente brasileiro mandou avisar aos emissários portugueses que a audiência está cancelada se Rebelo de Sousa se encontrar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Rebelo confirmou que pretende se encontrar com ex-presidentes brasileiros, tanto Lula, quanto Michel Temer e Fernando Henrique Cardoso.

Mesmo sem uma confirmação oficial apresentada a Rebelo, ele disse entender as posições políticas de Bolsonaro e citou a guerra na Ucrânia para exemplificar.

"Eu entendo que há questões políticas. Portugal é aliado da Ucrânia, Brasil não. Agora o almoço é uma questão que não constava no primeiro programa da ida ao Brasil. É possível o almoço, tudo bem. (Se) Não é possível, ninguém morre", comentou ele informando que não haveria grandes problemas por conta desse desencontro.

"As relações entre Portugal e Brasil são entre povos", conclui Rebelo.

Fonte: G1

Da Redação

Mais de Brasil