Facebook
  RSS
  Whatsapp

  13:00

Região dos carnaubais realizará 935 cirurgias de catarata até dezembro, diz Sesapi

 

Em reunião no palácio de Karnak no último dia 29 de junho, a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) lançou o Mutirão de Cirurgias Eletivas 2022, uma estratégia para a ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos, que são aquelas cirurgias programadas, que não são consideradas de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico de cada unidade de saúde.

A diretoria do Hospital Regional de Campo Maior esteve presente nessa reunião onde foram destinadas, para a Região de Saúde dos Carnaubais, 935 procedimentos cirúrgicos até o final de dezembro. São previstas, portanto, cerca de 155 cirurgias por mês.

Em todo o Estado do Piauí serão realizadas 15 mil consultas oftalmológicas e 12 mil cirurgias de catarata. As cirurgias vão contemplar as 11 regiões de saúde, 223 municípios e 04 macrorregiões. Serão realizados os procedimentos cirúrgicos em pontos de atenção do componente hospitalar, de gerência e/ou gestão estadual. A intenção é reduzir a fila de espera dos pacientes através da intensificação da rotina de trabalho e da complementação com os mutirões.

Quais pacientes terão prioridade

No mutirão de catarata, o público prioritário da ação é a população idosa acima de 60 anos. Preferencialmente, pacientes que já estejam inseridos em sistemas de regulação. O mutirão acontece em algumas etapas: a primeira é a consulta, na qual os usuários passarão por uma triagem para separar os que de fato necessitam e estão aptos a realizarem a cirurgia. No segundo momento, a cirurgia será realizada nas unidades de saúde destinadas para tal, como o HRCM.

É importante ressaltar que terão acesso aos procedimentos cirúrgicos os pacientes que estão na fila do sistema de regulação estadual, prioritariamente aqueles com maior tempo de espera. Ao tempo em que se reduz o período de espera para cirurgia eletiva também é dado acesso ao ambulatório de especialidades médicas reduzindo o tempo de espera para consulta ambulatorial. 

Conforme consulta ao Sistema de Regulação Estadual em 27/06/2022, constam 13.308 pacientes na fila para cirurgia eletiva no Estado do Piauí.

Walton Carvalho

Mais de Cidades