Facebook
  RSS
  Whatsapp

  17:51

Tradicional Missa do Vaqueiro marca o 11° dia dos Festejos em Campo Maior-PI

 

 Em Campo Maior a tradicional Missa do Vaqueiro marcou o 11° de celebrações do Festejo de Santo Antônio no município.  

Uma celebração religiosa recheada de muita cultura e história em torno da figura do Vaqueiro, personagem tema e alvo das homenagens do dia. 

A missa foi ministrada, como de costume, pelo padre Jerônimo, que conduziu os fiéis trajado a caráter, com seu chapéu de couro. Outros elementos chamaram a atenção durante a missa, como um vultuoso chocalho, o berrante e as dezenas de vaqueiros posicionados diante do altar da catedral. 

O vaqueiro mais antigo da região, seu "Neguim do Belo", de 93 anos, morador do povoado Volta da Vargem, também foi mencionado na cerimônia, enquanto outros vaqueiros que já se foram, tiveram suas histórias contadas diante dos presentes. 

A missa teve início por volta das 9h e contou com a presença de autoridades políticas locais e estaduais. Os fiéis lotaram a Catedral de modo que ficou difícil achar um local vago para sentar.

Do lado de fora, ao final da missa, os vaqueiros já se posicionavam para dar início a passeata em direção ao parque de vaquejada, ao som dos aboiadores que marcavam o passo.  

Walton Carvalho

Mais de Cidades