Facebook
  RSS
  Whatsapp

  03:45

FESTEJOS DE SANTO ANTÔNIO: Tradicional procissão abrirá oficialmente as festividades de 2022

 Fiéis acompanham a procissão em 2017. Foto: Em Foco

Como ocorre em todos os anos a abertura oficial dos Festejos de Santo Antônio está programada para hoje, às 17h30, com a concentração dos fiéis no Patronato Nossa Senhora de Lourdes onde já se encontram o Mastro, a Bandeira e a imagem do santo padroeiro de Campo Maior para os católicos.

Após as solenidades iniciais no Patronato, a imagem segue pela Rua 11 de Julho, com a Procissão logo atrás, para o encontro com a Av. Santo Antônio, onde geralmente muitos fiéis já aguardam, e logo em seguida para a Siqueira Campos, onde ocorre um afunilamento e a concentração de pessoas se torna mais visível.  

A procissão deve seguir por toda a Rua Siqueira Campos e, finalmente, deve pegar um acesso ao centro histórico, pela Rua Antonino Freire, e chegar a Catedral de Santo Antônio, centro de todas as festividades religiosas. Ali o mastro deverá ser erguido e a bandeira do padroeiro hasteada, para em seguida uma queima de fogos saudar a todos os fiéis. Nesse primeiro momento aguarda-se os pronunciamentos do pároco da catedral, padre Gilberto, do prefeito da cidade e do bispo Dom Francisco de Assis. Assim estará declarada oficialmente a abertura dos Festejos de Santo Antônio 2022.

Segundo a assessoria da Diocese, haverá missas todos dias às 8h da manhã. Nesse primeiro dia haverá a reza do Terço e a Novena logo após a solenidade de abertura.

Fiéis acompanham a Procissão de Abertura dos Festejos em 2018. Foto: Em Foco

Naturalmente há uma grande expectativa para este ano em virtude dos dois anos de pandemia de coronavírus onde as celebrações não ocorreram como de costume. A cidade de Campo Maior respira os Festejos e isso tem também um significado a mais, que é a vitória sobre a Covid-19, que tanto sofrimento trouxe à população mundial.

O Em Foco estará acompanhando de perto todas as noites e informando aos nossos leitores e seguidores nas redes sociais tudo o que acontece nesses que constituem um dos maiores festejos do Piauí e da região Nordeste.

Walton Carvalho

Mais de Cidades