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  05:12

Transnordestina será diferencial na cultura do transporte do Piauí

A ferrovia Transnordestina, que liga o município de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, ao Porto de Pecém, em Fortaleza (CE).

 

A ferrovia Transnordestina, que liga o município de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, ao Porto de Pecém, em Fortaleza (CE), e ao Porto de Suape, em Recife (PE), já tem 100% concluídos no trecho de Missão Velha, no Ceará, a Salgueiro, em Pernambuco; 99% concluídos no trecho entre Salgueiro a Trindade, em Pernambuco; 39% concluídos no trecho entre Trindade e Eliseu Martins; 49% entre Salgueiro e Suape; e 3% entre Missão Velha e Pecém, informou o diretor do Departamento de Concessões da Secretaria de Fomento para Ações de Transportes do Ministério dos Transportes, Dino Antunes Dias Batista.

 

O governador Wellington Dias visitou na quinta-feira passada as obras da ferrovia Transnordestina, que está sendo construída pela empresa Transnordestina Logística, em uma Parceria Público-Privada (PPP), com o Governo do Piauí e o Governo Federal.

 

Dias afirmou que a construção da ferrovia Transnordestina está orçada em R$ 7,5 bilhões, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), sendo R$ 2,2 bilhões de recursos próprios da Transnordestina Logística e R$ 3,5 bilhões de terceiros. Atualmente estão trabalhando na obra 4.535 empregados e mobilizados 1.230 equipamentos.

A superintendente de Obras da Secretaria Estadual de Transportes, Cristina Lages Castelo Branco, disse que a a ferrovia Transnordestina tem importância enorme para a região como modal de transporte rodoviário, que tem custos mais baratos de transporte possibilitando o escoamento da safra de grãos dos Cerrados do Piauí e os minérios de três Estados – Piauí, Ceará e Pernambuco.

 

“É uma obra de infraestrutura que vai trazer um diferencial enorme para o Piauí e região. A ferrovia é o modal mais adequado a esse tipo de transporte”, afirmou Cristina Lages Castelo Branco.

 

O diretor de Transporte Modal da Secretaria Estadual de Transporte, Osvaldo Bonfim, afirmou que a ferrovia Transnordestina tem uma extensão de 1.753 quilômetros, sendo que 46% de toda a obra já foram concluídos.

Segundo ele, o trecho en-tre Missão Velha e Salgueiro tem 96 quilômetros de extensão; o trecho entre Salgueiro e Trindade tem 163 quilômetros de extensão; o trecho entre Trindade e Eliseu Martins tem 423 quilômetros de extensão; o trecho entre Salgueiro e o Porto de Suape, o mais longo, tem 544 quilômetros de extensão; e o trecho entre Missão Velha e o Porto de Pecém tem 526 quilômetros.

 

A ferrovia Transnordestina tem inauguração marcada para janeiro de 2017 e o trecho entre Trindade e Eliseu Martins deve ser concluído em outubro deste ano.

 

“As obras da Transnordestina estão bem adiantadas e foram retomadas com toda a força este ano. A Transnordestina Logística já entrou em acordo financeiro, as questões financeiras foram resolvidas e agora tem que ser resolvida a questão de desapropriações de terras, o que ainda está intervindo na construção da ferrovia”, declarou Osvaldo Bonfim.

 

Cristina disse que as obras da ferrovia Transnordestina são de responsabilidade da Transnordestina Logística, uma empresa que é responsável também pela administração e operação da ferrovia que atravessa os Estados de Pernambuco, Ceará e Piauí.

FERROVIA vai construir 2 viadutos nas rodovias BR-020 e BR-407

 

O diretor de Planejamento e Engenharia da Transnordestina Logística, Edison Pinto Coelho, apresentou na segunda-feira na Superintendência Regional no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) do Piauí o projeto de construção de dois viadutos nas rodovias BR-020 e BR-407 para a passagem da ferrovia Transnordestina, que vai fazer o escoamento de grãos dos Cerrados e dos minérios através de trens pelos Estados do Piauí, Ceará e Pernambuco.

 

Os viadutos permitem a transposição de trecho da rodovia BR-020, que liga os municípios de Simplício Mendes e São Raimundo Nonato, e a BR-407, que liga Picos a Paulistana.

 

O coordenador de Engenharia da Superintendência Regional do Dnit, engenheiro Antônio Carlos Lopes Monte, afirmou que os dois trechos das rodovias BR-020 e BR-407 terão suas transposições feitas para que os trens passem pelo atual trecho das duas estradas e o fluxo rodoviário passa a ser desenvolvido nos dois viadutos.

 

São viadutos de 20 me-tros. O da rodovia BR-020 ficará no trecho entre os municípios de Simplício Mendes, próximo ao rio Canindé, e também do município de Conceição do Canindé.

 

"O Dnit já tinha autorizado as transposições dos trechos das rodovias BR-020 e BR-407, com a construção de dois viadutos para a passagem da ferrovia Transnordestina", falou Antônio Carlos Lopes Monte.

MN

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Por Weslley Paz

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