Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:17

Após perdão, imagem de padre Cícero entra pela primeira vez na igreja católica

Retrato do "santo popular" foi conduzido por fiéis em igreja de Juazeiro. Evento ocorreu durante a romaria das Candeias, a maior do Ceará.

 Fonte: G1

Os catlicos fiis a padre Ccero Romo Batista, considerado santo popular no Nordeste, celebraram um dia histrico neste sbado (30) em Juazeiro do Norte: pela primeira uma imagem do padre foi autorizada a entrar dentro de um templo catlico, permitido aps o perdo da Igreja ao padre. O evento ocorreu durante a romaria das Candeias, que atrai cerca de 300 mil catlicos cidade.

Padre Ccero morreu sem conciliao com a igreja catlica aps o caso conhecido como "milagre da hstia", no final do sculo XIX. Segundo a crena popular, uma hstia dada pelo padre Ccero virou sangue na boca de uma beata. A Igreja Catlica afirmou que o padre interpretou de forma equivocada a teologia bblica e foi proibido de exercer funes eclesisticas.

Em dezembro de 2015, o Vaticano anunciou a reconciliao de padre Ccero com a religio. Com o perdo, no h mais fatores impeditivos para que o "santo popular" do interior do interior do Cear seja beatificado ou canonizado, segundo o chanceler da diocese do Crato, Armando Lopes Rafael. Leia o resumo da carta em que o Vaticano declara reconciliao com padre Ccero.

"Houve certo erro por parte de igreja em condenar o padre Ccero, mas com esse perdo temos uma renovao na f que o Papa Francisco nos convidar a celebrar", diz o padre Ccero Jos, da parquia de Juazeiro do Norte.

Romaria das Candeias

A romaria em homenagem Nossa Senhora das Candeias uma dos mais tradicionais de Juazeiro do Norte e deve atrair cerca 300 mil fiis, de acordo com a prefeitura. A romaria se estende at 2 de fevereiro, quando acontece um dos principais pontos da festa, a procisso das velas pelas ruas do municpio.
So esperados peregrinos de todos os estados do Nordeste. A romaria das Candeias mais antiga de Juazeiro do Norte e foi iniciada com uma ideia de Padre Ccero para um desempregado fazer candeeiros. Alm da programao religiosa, a prefeitura realiza atividades artsticas e culturais, com exposies temticas no Memorial Padre Ccero.

Da Redação. campomaioremfoco@hotmail.com

Mais de Geral