Facebook
  RSS
  Whatsapp

  05:00

Centros de Umbanda de Campo Maior celebram o Dia de São Jorge, o santo guerreiro

 Imagens: Campo Maior Em Foco

São Jorge é um santo venerado tanto na Igreja Católica quanto em religiões de matriz africana. Na Umbanda, São Jorge representa Ogum, o orixá guerreiro. 

Segundo a tradição, o negros vindos da África durante o período escravagista, eram proibidos de venerar seus orixás, e a eles eram dados os santos católicos como substitutos. Os africanos identificaram em Jorge o seu orixá guerreiro, Ogum, e assim, São Jorge é hoje um dos principais orixás da Umbanda. 

O Em Foco acompanhou um pouco das festividades em alusão ao dia de São Jorge em dois dos principais salões de Umbanda de Campo Maior. Um no bairro São Luís e outro no bairro Cariri. 

No bairro São Luís, no Templo de Umbanda Senzala do Pai José, a Mãe Ynaiara conduziu as celebrações. Inicialmente no salão do templo, com orações, cânticos e danças. Em seguida, os fiéis saíram em caminhada pelas ruas do bairro, tudo debaixo de chuva. A festa segue durante este domingo (24) onde caravanas de outras cidades são aguardadas. 

No bairro Cariri, no Templo São Jorge Guerreiro, comandado pelo Pai Raimundinho, as atividades se concentraram no salão onde os dirigentes comandavam o ritmo com os cânticos, denominados "giras", enquanto os fiéis, de vermelho em sua maioria, desfilavam em um círculo no meio do salão. O centro recebeu caravanas de outras cidades, como Pedo II, todos com roupas coloridas, chapéus e colares. 

O pré-candidato a Deputado Federal Weslley Paz prestigiou o evento e destacou a importância da liberdade religiosa. "Precisamos, além de respeitar todas as religiões, entender que somos um só povo. Um homem público tem que tratar todos de igual maneira, sem discriminação", pontuou. O jornalista ainda destacou a importância do turismo religioso promovido pelas religiões de matriz africana, que movimenta o comércio local e gera emprego e renda.

 

***

Walton Carvalho

Mais de Cidades