Facebook
  RSS
  Whatsapp

  08:12

Trabalhadores da palha de carnaúba alertam sobre infestação de gafanhotos no Piauí

 

Trabalhadores que vivem do corte da palha de carnaúba na região de Campo Maior estão preocupados com focos de infestação de gafanhotos que consomem rapidamente a palha da planta.

Fotos enviadas ao Em Foco mostram grande quantidade dos insetos consumindo totalmente as palhas da palmeira e isso preocupa os trabalhadores, haja vista que ao final do perido chuvoso na região, a partir de junho, começa a extração do pó de carnaúba.

O Em Foco conversou com Kerlan Campos, morador da região da Fazenda Sossego, em Campo Maior, e membro do Sinprocarnaúba (Sindicato dos Produtores de Palha de Carnaúba) e o mesmo confirmou a incidência dos insetos em sua área. 

Os gafanhotos têm fama de serem devoradores vorazes de lavouras e, como durante as secas na região dos carnaubais a carnaúba é uma das poucas vegetações que se mantêm verdes, a safra da palha pode ser ameaçada. 

Kerlan informa que a incidência maior tem sido em cidades como São Miguel do Tapuio, Aroazes, Pimenteiras, Floriano e outras. 

"Aqui na minha região, os gafanhotos estão devorando tudo. Uma situação preocupante para nós produtores", disse um produtor de São Miguel do Tapuio.

Kerlan informa também que ainda é cedo pra falar de uma infestação do tipo que realmente possa destruir a produção. Mas destaca que o sindicato está em alerta e trocando informações constantemente com todos os produtores.

Walton Carvalho

Mais de Cidades